Notícias

 | 15/07/2011 07h52min

Desafio da Capital: como receber 542 mil turistas na Copa 2014

Número da FGV se baseia no movimento do Mundial da África do Sul e no fluxo de passageiros em aeroportos brasileiros

Os porto-alegrenses podem se preparar para os pedidos de informações nas ruas da Capital durante a Copa do Mundo 2014. A cidade deve receber 542 mil visitantes.

Conforme pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), serão 129.020 estrangeiros e 413.472 brasileiros. O levantamento considerou o movimento registrado na África do Sul, no ano passado, e nos aeroportos brasileiros para chegar ao número.

Diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes explica que foram ouvidos 5 mil turistas que estiveram na Copa africana e mais 30 mil estrangeiros que passaram pelo Brasil em junho e julho de 2010. Segundo ele, a expectativa é de que cerca de 600 mil estrangeiros venham ao Brasil para a Copa e circulem por pelo menos três cidades cada. Com um total de 1,9 milhão de viagens internas, Porto Alegre ficaria com 6,6% desta fatia.

— Se der sorte de a Argentina, por exemplo, ficar em Porto Alegre, esse número será ainda maior 3 reforça Lopes, lembrando que a expectativa pode estar aquém da realidade, conforme o grupo.

Fórum Social Mundial é exemplo de hospitalidade porto-alegrense

De Belo Horizonte, mas situado em Brasília, Lopes conhece bem a Capital, há mais de 30 anos, e a considera preparada para receber turistas. Reluta em comparar a cidade com qualquer uma das que sediou jogos na África do Sul. Para ele, os africanos e os estrangeiros fronteiriços não participaram da Copa passada, por questões econômicas. Porto Alegre, por sua vez, já costuma receber turistas do Uruguai, da Argentina e do Chile.

— A Copa é só um exemplo de 30 dias, e o importante é que a cidade se prepare para receber turistas — ressalta.

Com uma ordem direta do governador Tarso Genro para cooperar com a preparação de Porto Alegre, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, acredita que o gaúcho já tem o principal: a hospitalidade.

Confira curiosidades, serviços, as demais cidades-sede da Copa, a experiência do Fórum Social Mundial e dados da rede hoteleira porto-alegrense na reportagem completa, na edição desta sexta de Zero Hora.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.