Notícias

Esportes  | 07/07/2011 07h16min

Ascensão vermelha: cinco motivos para a arrancada do Inter no Brasileirão

Time de Falcão acumula três vitórias seguidas e acorda quinta-feira no G-4

Em menos de um mês, o Inter passou por uma transformação - e para melhor. De vaiado após o empate contra o Palmeiras em 12 de junho, o time de Falcão agora vive boa fase, enfileira três vitórias, a última diante do Atlético-PR, e pisa pela primeira vez no G-4 neste Brasileirão.

>> CRÔNICA: Inter vence por 1 a 0
>> Saiba como foi o minuto a minuto
>> RBS TV: Veja o gol de Inter 1x0 Atlético-PR

Ajustes no esquema, consolidação tática e brilhos individuais — muitos fatores contribuem para a arrancada colorada. O clicEsportes elenca cinco motivos. Confira o que fez do Inter de Falcão passar de um time desacreditado a uma equipe encorpada e cheia de alternativas para vencer.

O magricela que resolve

Quem diria. Mesmo elogiado por Falcão, Oscar sempre foi alvo de restrição do técnico, que o considerava magro demais. Bastaram oito rodadas de Brasileirão para Oscar desmentir Falcão e cavar espaço cativo no time. O garoto faz tanta falta que o técnico chegou a ligar para Ney Franco, técnico da seleção sub-20. Pediu o retorno emergencial do jogador dos treinos na Granja Comary. Deu certo. Contra o Atlético-PR, na última quarta, marcou o gol da vitória. Já são cinco, é o artilheiro colorado da competição.

— Além da qualidade, é um jogador que começou a criar um pouco mais. E também ajuda na marcação. Oscar aprendeu muito — derrete-se Falcão.

O General voltou

Questionado no início do ano, Bolívar, 30 anos, mostrou neste início de Brasileirão que ainda pode ajudar muito o Inter, clube no qual já levantou duas Libertadores. Vive hoje em ascensão. Mais do que a vitória pessoal, Bolívar comemora a evolução do sistema defensivo. Antes criticada, a zaga colorada tomou apenas dois gols nos últimos quatro jogos (sendo um a partir de um pênalti, e o outro, com a partida em 4 a 0).

— Nas primeiras rodadas, éramos muito cobrados pelos gols sofridos, e isso nos incomodava — disse.

Semana livre para treinos

Quando Falcão chegou ao Inter, encarou uma sequência de decisões, com jogos quarta e domingo e pouco tempo para treino. Somente com as semanas livres para trabalhar, o treinador conseguiu impor suas ideias ao grupo.

— Não tivemos no início a condição de fazer esse trabalho, somente quando tivemos as semanas cheias. Vamos continuar assim? Tomara. Teremos partidas a cada três dias e com grupo reduzido. É muito jogo — discursou Falcão.

Padrão tático

Diversos esquemas táticos foram testados: o 4-4-2 com todas as distribuições possíveis, o 4-3-3 e até o 4-2-3-1 de Celso Roth. O sistema que realmente engrenou foram as duas linhas. Quando o time defende, o meio-campo fica em alinhado, próximo à defesa. Os atacantes também fecham. É um time compactado, com velocidade nos contra-ataques puxados principalmente por Zé Roberto.

Comprometimento

Após a partida contra o Atlético-PR, Falcão frisou muitas vezes a palavra “comprometimento”. Em nenhum momento, se viu um time abatido ou desanimado, como foi na derrota contra o Ceará, por exemplo. Contra o lanterna do Brasileirão, o Inter manteve a mesma postura do início ao fim até conquistar a vitória.

— Estou orgulhoso de trabalhar com esse grupo. A gente sente o comprometimento de cada um — contou.  

Próximos três jogos do Inter:
Vasco x Inter - 09/07
Corinthians x Inter - 14/07
Inter x São Paulo - 17/07


 

>> Confira:


Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.