Notícias

Geral  | 29/06/2011 18h07min

Não há epidemia de gripe A, afirma Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Capital

Todo paciente com indício de gripe A, poderá sair do consultório levando o tratamento completo para a doença

Os dois casos de gripe A confirmados em Porto Alegre não indicam a existência de epidemia, afirmou nesta quarta-feira a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre. 

A orientação repassada aos profissionais de saúde da Capital é que haja atenção redobrada aos sintomas apresentados pelas pessoas que procuram os serviços de atendimento médico-hospitalar.

Todo o paciente que for atendido em hospitais públicos ou privados da Capital, em serviços de emergência e ambulatórios e estiver com sintomas que possam ser indício de gripe A poderá, a critério médico, sair da consulta levando o tratamento completo com a medicação Oseltamivir – antiviral contra o vírus da gripe A.

Se o paciente for atendido em consultório particular e houver suspeita da doença, deverá ser encaminhado pelo médico para retirada do medicamento em uma das farmácias distritais cadastradas para distribuição.

Nesse caso, o paciente deverá levar a prescrição do remédio em duas vias de receituário especial e uma via do formulário de dispensação - que pode ser impresso no site da Secretaria Municipal de Saúde (www2.portoalegre.rs.gov.br/sms).

Segundo a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, as duas pessoas que tiveram confirmação de gripe A em Porto Alegre são uma menina de 11 anos, moradora do bairro Jardim Verde, e uma mulher de 44 anos, moradora do bairro Floresta. Nenhuma delas havia se vacinado contra a gripe. As duas receberam o antiviral, reagiram bem ao tratamento e estão em casa.

Veja a localização e horário das farmácias distritais. Ela estão abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

— Centro de Saúde Navegantes (Av. Presidente Roosevelt,  5, bairro São Geraldo)
— Centro de Saúde IAPI (Rua Três de Abril, 90, Passo d’Areia)
— Centro de Saúde Santa Marta (Rua Capitão Montanha,  27, Centro)
— Centro de Saúde Modelo (Av. Jerônimo de Ornelas,  55)
— Centro de Saúde Vila dos Comerciários (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
— Centro de Saúde Bom Jesus (Rua Bom Jesus,  410, bairro Bom Jesus) 
— Unidade Básica de Saúde Camaquã (Rua Doutor João Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
— UBS Macedônia (Av. Macedônia, 750)
— Unidade Básica de Saúde Sarandi (Avenida Francisco Pinto da Fontoura, 341)
— Unidade Básica de Saúde Bananeiras (Av. Coronel Aparício Borges, 2494)
— Farmácia Popular do Brasil - Rua Ramiro Barcelos, 2.500 (segunda a sexta-feira, das 8h até as 18h, e sábado, das 8h às 12h)


Confira no mapa abaixo os municípios que já registraram casos confirmados de gripe A. Os pontos azuis representam casos da doença e os pontos vermelhos representam óbitos em decorrência da gripe A.



Visualizar Gripe A no RS em um mapa maior

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.