Geral | 09/06/2011 17h14min
Em uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, o infectologista do Hospital de Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo, Marcelo Carneiro, afirmou que o resultado sobre o menino, de dez meses, que morreu ontem com suspeita de gripe A (H1N1) pode ser elucidado em uma semana. O caso foi notificado hoje pelo hospital.
Como não foi realizada coleta de secreções na criança, agora a Vigilância Sanitária e 13ª Coordenadoria Regional de Saúde devem iniciar nesta semana uma investigação epidemiológica. Serão analisados os prontuários de atendimento no Centro Materno Infantil (Cemai), onde ele foi atendido na madrugada de quarta-feira, e com a família será investigado o histórico de doenças do bebê.
Além disso, duas crianças que conviviam com o bebê terão secreções coletadas. Segundo o infectologista, as crianças também apresentavam sintomas de doenças respiratórias.
Os materiais coletados serão encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen).
— A partir do resultado dos exames desses familiares poderemos saber com que tipo de vírus esse bebê teve contato — explicou Carneiro.
Segundo o médico, no momento do atendimento do bebê não foram coletadas secreções devido a problemas internos.
— Mas existem outros meios de chegar a esse resultado, como essa investigação epidemiológica — afirmou.
A criança foi internada no hospital às 8h30min de quarta-feira, foi removida para a UTI Pediátrica às 10h30min e morreu por volta do meio-dia. Conforme o hospital, a gravidade do caso chamou a atenção da equipe médica para a possibilidade de gripe A. O menino não teve o nome divulgado para preservar a família. O enterro foi realizado hoje às 10h30min no Cemitério Municipal.
Se confirmada, esta será a segunda morte por gripe A no Estado e no País este ano. O primeiro caso foi registrado em Três Passos no começo desta semana.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.