Notícias

 | 23/05/2011 13h29min

Blatter promete mudanças diz que já foi vítima de tentativa de suborno

Presidente da Fifa revela que já recebeu um envelope com dinheiro, mas que acabou devolvendo a quantia

A poucos dias da eleição em que concorre ao seu quartao madato como presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter declarou que pretende realizar diversas reformas na instituição, com o objetvio de "reconstruir a imagem da Fifa", e disse que já tentaram lhe subornar, mas que devolveu o dinheiro, sem revelar o autor da tentativa.

– Temos que ter certeza de que, imediatamente após a eleição, reconstruiremos a imagem da Fifa. Precisamos reforçar os órgãos judiciais e encontrar uma solução para lidarmos com o passado de forma que cessem de uma vez por todas essas coisas danosas sobre corrupção – declarou Blatter, referindo-se aos recentes escândalos de corrupção nas eleiçãoes das sedes para as Copas de 2018 e 2022.

Blatter pretende reformar os Comitês de Ética, Disciplinar e de Apelação, ou, ao menos, trocar o comando desses órgãos, mas não disse nada sobre o Comitê Executivo, principal órgão da entidade. Responsável por escolher as sedes das Copas, o Comitê Executivo da Fifa está no centro das recentes acusações de corrupção envolvendo a entidade.

O presidente da Fifa revelou ainda que já foi vítima de uma tentativa de suborno.

– Certa vez recebi um envelope, quando era secretário-geral, e nesse envelope havia uma quantidade de dinheiro. Não pude recusar, pois colocaram no meu bolso. Cheguei à Fifa e o entreguei ao diretor financeiro, que colocou o dinheiro na conta do Banco Suíço à época e informou à pessoa responsável que o dinheiro estava no banco. Dias depois ele sacou o dinheiro de volta – declarou.

O presidente da Fifa aproveitou para alfinetar seu concorrente no pleito do dia 1º de junho, o qatariano Mohamed bin Hammam, se dizendo desapontado com as suspeitas de que seu amigo Amadou Diallo seria responsável por subornar membros do Comitê Executivo da Fifa para votarem no Catar como sede do Mundial de 2022.

– Sim, definitivamente isso me decepciona. Ele estava trabalhando para a Fifa em programas de desenvolvimento, estava no projeto Goal com o candidato. Eu o conheci porque ele estava lá antes de começarmos o projeto Goal, ele foi trazido por Bin Hammam. É uma questão de caráter, então pergunte a Diallo se ele está feliz com seu cargo, com o que está fazendo – acrescentou.

LANCEPRESS!
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.