Mundo | 23/05/2011 00h20min
Correção: Diferentemente do que informou este site na reportagem "Cinzas de vulcão devem chegar à Escócia na terça-feira, diz Eurocontrol" entre 14h05min e meia-noite, o espaço aéreo fechado foi da Islândia, e não da Irlanda. O texto original já foi corrigido.
A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvoetn deve alcançar o norte da Escócia na terça-feira e pode chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na quinta-feira, se as emissões continuarem com a mesma intensidade, informou neste domingo o Eurocontrol (organismo europeu de controle aéreo) em seu site.
Segundo a nota, "a nuvem de cinzas alcançará o norte da Escócia na terça-feira, 24 de maio. Se as erupções vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem pode alcançar o oeste do espaço aéreo francês e o norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio". As autoridades aeroportuárias temem que as cinzas vulcânicas danifiquem os motores dos aviões.
O Eurocontrol afirma ainda que não está previsto nenhum fechamento de espaços aéreo neste domingo nem na segunda-feira na Europa, com exceção do já anunciado fechamento na Islândia. Segundo o centro, o fechamento do espaço aéreo islandês não afetaria as rotas transatlânticas em que a Islândia está inserida e a situação deve se normalizar em até 24 horas.
O vulcão Grimsvoetn, no sudeste do país, entrou em erupção no sábado. É o vulcão mais ativo da Islândia, entrando em atividade nove vezes entre 1922 e 2004. A erupção, que põe em contato a lava e o gelo, emite uma imensa coluna de fumaça que alcançou os 20 km de altura.
Em abril de 2010, a erupção do vulcão islandês Eyjafjoell mergulhou no caos todo o transporte aéreo mundial durante quase um mês e provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempos de paz, com mais de 100 mil voos cancelados e mais de oito milhões de passageiros esperando para se deslocar.
Imagens divulgadas pela Nasa neste domingo mostram a nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvoetn
Foto:
NASA MODIS, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.