Mundo | 22/05/2011 08h30min
O espaço aéreo da Islândia foi fechado temporariamente neste domingo devido à violenta erupção do vulcão mais ativo do país, informou a autoridade aeroportuária islandesa Isavia.
— A situação atual é que o aeroporto Keflavik, nosso maior aeroporto internacional, está fechado. O espaço aéreo está fechado — disse a porta-voz do Isavia, Hjordis Gudmundsdottir.
Este fechamento do espaço aéreo "afeta agora todos os voos da Islândia e isso irá ocorrer ao menos durante as próximas horas. Os voos que saem e chegam à Islândia estão fechados", acrescentou.
A decisão foi tomada após a entrada em erupção, no sábado, do Grimsvoetn, o vulcão islandês mais ativo, situado no coração da maior geleira do país, a Vatnajoekull. A coluna de fumaça e cinzas expulsas pelo vulcão alcançou os 20 km de altura.
Os ventos sopram com pouca força neste domingo e parecem que enviam a nuvem de cinzas ao norte e nordeste, razão pela qual, segundo a porta-voz, afetaria apenas os voos para o norte da ilha.
Em abril de 2010, a erupção do vulcão islandês Eyjafjoell mergulhou no caos todo o transporte aéreo mundial durante quase um mês e provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempos de paz, com mais de 100 mil voos cancelados e mais de oito milhões de passageiros esperando para se deslocar.
As autoridades aeroportuárias temem que as cinzas vulcânicas danifiquem os motores dos aviões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.