Esportes | 25/04/2011 09h11min
Adversário do Inter nas oitavas de final da Copa Libertadores, o Peñarol vive um momento parecido com o do bicampeão da América. Neste final de semana, os jornais de Montevidéu noticiavam a tentativa dos uruguaios em adiar um clássico com o arquirrival Nacional, pelo Clausura local, marcado para três dias depois do confronto no Beira-Rio. Nesta segunda, o site do diário esportivo Ovación lembra o Gre-Nal três dias depois da primeira partida, destacando que os dois clubes vivem "presentes similares".
"Ambos estão em momentos de definição a nível local. A ambos esperam seus tradicionais rivais em seus torneios locais. Ambos são dirigidos por ídolos de seus torcedores. Ambos chegam à partida de ida das oitavas de final sem descanso. Ambos são grandes", diz o jornal, referindo-se ao Gre-Nal do próximo domingo e aos dois clássicos que acontecerão em caso de vitória vermelha.
O técnico do Peñarol é o ex-meia Diego Aguirre, que jogou pelo Inter em 1989 e 1990, após ter sido campeão da Libertadores pelo clube uruguaio em 1987. Segundo o Ovación, Ele terá de volta à sua disposição a dupla de ataque campeã uruguaia em 2010: Martinuccio entra na vaga de Olivera, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e compõe o setor com Pacheco.
A dúvida de Aguirre é na lateral-direita. Contra o Inter, nesta quinta, ele terá à sua disposição Alejandro González, Corujo e Albín, os três jogadores que vêm se alternando no setor.
Hegemonia estendida
O Ovación dá grande destaque ao Inter, estampando uma foto de D'Alessandro em sua capa. Além de destacar as semelhanças entre os momentos do Colorado e do Peñarol, a reportagem relembra o caminho traçado pelo clube brasileiro na principal competição sul-americana.
"Depois de perder a final da Libertadores em 1980 para o Nacional, teve sua revanche 26 anos depois (quando eliminou o clube uruguaio nas oitavas). Em 2006, venceu o São Paulo e conquistou a desejada primeira Libertadores. Logo deu a pancada no Mundial de Clubes, vencendo o Barcelona na final e conquistando o mundo", diz o jornal, acrescentando que o Colorado "estendeu sua hegemonia" nos anos seguintes ao vencer a Recopa em 2007, a Sul-Americana em 2008 e o bi da América em 2010.
Sem brilho
Em 2011, no entanto, o diário aponta que o Inter passou às oitavas "sem brilho", destacando a derrota para o Jaguares em Chiapas, na última partida comandada por Celso Roth. A reportagem ainda destaca que a torcida exigiu a saída do treinador "apesar da Libertadores passada".
"Então, convocou (o clube) a 'resgatar' Falcão da televisão e dar-lhe a oportunidade de dirigir uma equipe depois de 16 anos", diz a reportagem.
Teste seu conhecimento no Damigame:
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.