Notícias

Esportes  | 19/04/2011 07h12min

Grêmio tem 50% de aproveitamento em decisões fora de casa na Libertadores

Com o segundo lugar no Grupo 2, Tricolor terá que disputar o jogo de volta pelas oitavas de final longe de Porto Alegre

Correção: Diferentemente do publicado neste site das 7h às 14h, o Grêmio se encaminha para o seu 26º mata-mata em Libertadores, e não para o 25º. Decidindo no Olímpico, foram 13 sucessos e quatro fracassos. Fora de casa, quatro eliminações em oito oportunidades. O texto foi corrigido.

Na próxima terça-feira, o Grêmio inicia a 26ª participação em um mata-mata de Copa Libertadores, competição que o clube disputa pela 13ª vez em 2011. Como ficou em segundo lugar no Grupo 2, terá que fazer a decisão longe do Estádio Olímpico. O adversário ainda não está definido.

>>> Renato arma esquema de treinamentos para tentar recuperar bom futebol gremista

Em Porto Alegre, o Tricolor já decidiu uma fase eliminatória de Libertadores 17 vezes. Foram 13 sucessos e quatro fracassos. Fora de casa, foi eliminado em quatro oportunidades, em oito confrontos decisivos em território inimigo.

Foto: Guaracy Andrade


A primeira decisão fora de casa que o Grêmio teve em um mata-mata de Libertadores foi na final de 1984. Depois de ter conquistado o título em 1983, o Tricolor entrou direto na segunda fase da competição. Naquela época, dois triangulares definiriam os finalistas. O time gaúcho superou, em um deles, Flamengo e Ula de Mérida, da Venezuela, e chegou à etapa decisiva do torneio contra o Independiente. No primeiro jogo, disputado no Estádio Olímpico, vitória dos argentinos por 1 a 0. Na volta, empate de 0 a 0 e o título foi para Avellaneda.

Em 1995, ano em que o Grêmio conquistou o bicampeonato da América, o Tricolor decidiu no Palestra Itália contra o Palmeiras uma vaga nas semifinais da competição. Foram dois duelos épicos. No primeiro, no Estádio Olímpico, vitória tricolor por 5 a 0. Com uma grande vantagem, o time treinado por Felipão foi disputar o jogo de volta em São Paulo. Perdeu por 5 a 1 e só conseguiu avançar graças à imensa vantagem obtida em casa. Passou por Emelec e disputou a taça contra o Nacional de Medellin. Venceu por 3 a 1 em casa e segurou o empate na Colômbia.

>>> Cruzeiro x Grêmio será no Passo D'Areia, no próximo sábado



Foto: Valdir Friolin


No ano seguinte, depois de ter eliminado Botafogo e Corinthians em Porto Alegre, o Grêmio foi para o jogo decisivo pelas semifinais contra o América de Cali, na Colômbia. Em Porto Alegre, venceu por 1 a 0. Porém, não segurou a pressão e acabou eliminado no jogo de volta ao levar 3 a 1 fora de casa.

O Grêmio voltaria a disputar longe de Porto Alegre um jogo de volta de mata-mata pela Libertadores no ano de 1998. A equipe treinada por Edinho sucumbiu diante do Vasco, que empatou com o Tricolor em Porto Alegre e venceu em São Januário por 1 a 0.



Foto: Mauro Vieira


Em 2002, nas quartas, o Grêmio superou o Nacional-URU mesmo com o time uruguaio decidindo tudo no Estádio Centenário. O time de Tite fez 1 a 0 em Porto Alegre e empatou em 1 a 1 em Montevidéu. Depois, acabou caindo para o Olímpia em uma decisão por pênaltis no Olímpico.

Ainda sob o comando de Tite, o Grêmio parou nas quartas de final da Libertadores em 2003. Depois de superar o algoz do ano anterior, Olímpia, nas oitavas, o clube gaúcho acabou eliminado pelo Independiente (COL). No jogo de ida, em solo brasileiro, empate de 2 a 2. Na volta, em Medellín, vitória dos donos da casa por 2 a 1.



Foto: Paulo Franken


No ano de 2007, o Grêmio só decidiu uma vez fora de casa. Foi nas semifinais, quando o time eliminou o Santos. Como havia vencido o jogo de ida em seus domínios por 2 a 0, nem a derrota de 3 a 1 tirou o Tricolor da final. Na sequência, acabou perdendo para o Boca Juniors, com o segundo jogo na capital gaúcha. Neste ano, o time de Mano Menezes se caracterizou por fazer belas atuações e conseguir grandes vitórias com o apoio da torcida. Fora de casa, o rendimento caia muito.

Até o momento, a campanha do Grêmio de Renato tem se mostrado muito parecida com a do time que era comandado por Mano Menezes em 2007. Diante do torcedor, bons jogos e vitórias empolgantes. Longe dos domínios, más apresentações e ausência de bons resultados.

O torcedor gremista espera que a equipe de Renato consiga chegar ao nível dos times de Luiz Felipe Scolari e Valdir Espinoza, que demonstravam equilíbrio tanto em casa quanto fora. No final, levantaram a taça.

Embora possua caráter eliminatório, a etapa anterior à fase de grupos da competição, conhecida como Pré-Libertadores, não foi contabilizada pela reportagem. Nessa fase, o Grêmio superou o Liverpool no início deste ano.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.