| 14/04/2011 19h11min
Um ano e cinco meses depois de entrar em campo pela última vez, o volante Jônatas foi apresentado pelo Figueirense nesta quinta-feira, dia 14. O atleta de 28 anos é o primeiro reforço do Alvinegro para o Campeonato Brasileiro, uma espécie de 'promessa às avessas': após despontar no Flamengo e ser convocado pela Seleção Brasileira em 2006, teve passagens frustrantes por Espanyol-ESP e Botafogo.
— Que essa camisa seja o recomeço de sua carreira e uma segunda pele para você a partir de agora — declarou o gerente de futebol Chico Lins ao apresentar Jônatas e entregar a camisa do Furacão ao jogador.
Recepcionado por um batalhão de jornalistas, Jônatas teve uma amostra da desconfiança que terá que superar em Florianópolis. Questionado sobre o motivo de ter ficado tanto tempo parado — a citada última partida que participou foi Botafogo 2 x 1 Palmeiras, pelo Brasileirão de 2009 —, o volante culpou problemas pessoais e contratuais:
— No 1º semestre de 2010 houve um problema no contrato com o Espanyol e decidi processar o clube. Também tive alguns problemas pessoais. Refleti, conversei com meu agente e decidi ficar parado no 2º semestre antes de retornar — explicou.
No clube espanhol, Jônatas era considerado um "gênio rebelde": um jogador de muito talento e pouca disciplina. O próprio atleta admite que não rendeu o esperado na equipe de Barcelona, mas justificou-se com outra questão extra-campo:
— Comecei muito bem lá, mas no final do ano (de 2006) meu pai foi sequestrado e não consegui mais me concentrar no futebol. Só pensava em voltar ao Brasil.
Um retorno ao Flamengo foi a saída que Jônatas vislumbrou, mas a segunda passagem pelo Rubro-Negro não lembrou nem de perto a anterior. O jogador ficou um ano encostado no clube antes de transferir-se para o Botafogo, onde também decepcionou. Por quê, então, a escolha pelo Figueirense em 2011?
— Já tinha conversado com o Figueirense mas, como expliquei, eu não queria jogar em 2010. Quando recebi a nova proposta, liguei para o (atacante) Reinaldo, conversei com ele e não pensei duas vezes em aceitar. É um clube sério, que está no caminho certo e tem o projeto ideal para eu recomeçar minha carreira. Tive uma proposta também do Ceará, mas preferi assinar com o Figueirense — explicou, antes de completar:
— Vou dar o meu máximo em campo. O time tem tudo para fazer uma boa campanha no Brasileirão.
Segundo Jônatas, mesmo após o longo tempo parado, bastam 25 dias de treinamentos para que esteja 100% fisicamente. Ele calcula que em cerca de um mês estará à disposição do técnico Jorginho para entrar em campo.
Ficha do jogador
Nome: Jônatas Domingos
Nascimento: 29/07/1982
Natural: Fortaleza (CE)
Posição: volante
Altura: 1m81cm
Peso: 78kg
Clubes: Inhumas, Tombense, Flamengo, Botafogo e Espanyol-ESP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.