| 12/04/2011 17h46min
A noite só podia ser dele. Messi não precisou ser arrasador, mas foi decisivo, e o Barcelona venceu o Shakhtar Donetsk por 1 a 0, na Ucrânia. O resultado significou muito além da classificação catalã para as semifinais da Liga dos Campeões, para enfrentar Real Madrid ou Tottenham. Foi também o jogo em que o argentino alcançou novos recordes.
>>> Confira a tabela de classificação da Liga dos Campeões
Messi tornou-se o maior artilheiro do Barcelona em apenas uma temporada, tendo chegado ao gol de número 48 em 46 partidas. Mais do que fez Ronaldo Fenômeno, antigo detentor do posto, que somava 47 gols em 49 partidas na temporada 1996/1997. Além disso, o 10 também é o primeiro jogador do futebol espanhol a marcar 48 vezes em um ano. Incrível.
Assim como foi incrível a postura do Shakhtar. Mesmo com o revés de 5 a 1 no primeiro jogo, e a esperança de uma virada pouco provável, foi para cima do Barcelona e chegou a assustar. O problema é que assustar não é marcar gols — algo de que o time ucraniano necessitava no início, mas não conseguiu.
Quem fez mesmo foi o Barcelona. Aos 43 do primeiro tempo, depois de muito arriscar apenas com chutes de longa distância, os catalães chegaram tocando bonito e Messi, após receber de Daniel Alves, driblou um zagueiro dentro da área antes de fazer 1 a 0.
O time de Pep Guardiola sabia que não precisava de um esforço monstruoso para carimbar a vaga às semifinais. No próximo fim de semana o time encara o Real Madrid pela Liga Espanhola, e voltará a jogar contra os rivais no meio da semana que vem na decisão da Copa do Rei, em Valencia.
No fim das contas, deu o resultado que todo mundo esperava. A missão barcelonista agora é aguardar pelo Real nos dois compromissos já marcados e, quem sabe, também nas semifinais da Champions: os madridistas fizeram 4 a 0 no Tottenham e encaminharam bem sua classificação. Overdose de clássicos à vista.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.