Esportes | 27/02/2011 18h02min
Foi mais difícil que todos esperavam, mas o Grêmio conseguiu derrotar o Cruzeiro por 4 a 2, neste domingo, no Estádio Olímpico, e garantiu a primeira vaga na final da Taça Piratini. Em tarde iluminada, o centroavante Borges foi o autor de três gols da vitória tricolor. Gabriel marcou no fim o quarto. Jô e Léo descontaram para os visitantes.
>>> A galeria de fotos da partida
<<< Veja como foi o jogo minuto a minuto
O Grêmio joga a final contra o Caxias, que eliminou o São José nos pênaltis. A decisão será no dia 9 de março, quarta-feira de cinzas, 21h50min, no Estádio Olímpico.
O jogo
O técnico Renato escalou a mesma equipe que perdeu para o Junior de Barranquilla para tentar chegar na final da Taça Piratini diante do Cruzeiro. Ainda sem Lúcio, Carlos Alberto permaneceu no meio-campo, ao lado de Fábio Rochemback, Adilson e Douglas. Borges e André Lima seguiram no ataque.
Com uma forte marcação e um bom toque de bola, além de conseguir bloquear as jogadas do Grêmio, o Cruzeiro também assustou o goleiro Victor em duas oportunidades, ambas com Diego Torres, no primeiro tempo. Aos 32 minutos, o arqueiro tricolor salvou a equipe de Renato, cara a cara com o meia cruzeirista.
O Grêmio conseguiu o primeiro arremate somente aos 13 minutos, em uma cobrança de falta feita por Fábio Rochemback, defendida pelo goleiro Fábio. O Tricolor não encontrava espaços diante da forte retranca do adversário, que deixava apenas dois jogadores na frente e, quando não conseguia na bola, usava das faltas para parar os donos da casa.
A equipe de Renato só conseguiu encontrar brechas na defesa do Cruzeiro a partir dos 30 minutos, quando Gabriel passou a ser a principal arma de ataque do Tricolor. Em uma destas escapadas, o lateral-direito recebeu grande lançamento de André Lima e carimbou a trave do time treinado por Leocir Dal"Astra.
Aos 36, a jogada foi de Douglas. Ele encontrou Gabriel pelo lado direito, completamente livre. O lateral olhou para dentro da área e fez a assistência para Borges. O chute de primeira saiu mascado, mas no canto. O goleiro Fábio se esticou todo, mas não alcançou a bola, que morreu no fundo das redes: 1 a 0.
2º tempo
As duas equipes não fizeram alterações para a segunda etapa, mas o time de Renato voltou melhor para os últimos 45 minutos do duelo. Logo após o recomeço da partida, Borges teve duas chances de ampliar o marcador, mas os arremates foram para a linha de fundo.
Mas a tarde era mesmo do número 9 tricolor. Aos 10 minutos, Gabriel ergueu a bola dentro da área do Cruzeiro. André Lima subiu no meio da defesa e escorou de cabeça até Borges. O centroavante deslocou o goleiro Fábio e correu para o abraço: 2 a 0.
Um minuto depois, o lateral-direito Marcio cruzou uma bola na área do Grêmio. Jô pulou mais que Gabriel e marcou o primeiro gol do Cruzeiro: 2 a 1.
O jogo estava eletrizante e o Grêmio ampliou a vantagem aos 15 minutos. Carlos Alberto tocou para Borges dentro da área. O centroavante foi puxado pela camiseta e o árbitro marcou pênalti. Borges mesmo fez a cobrança e marcou seu terceiro no jogo: 3 a 1.
Quando tudo parecia resolvido, o Cruzeiro voltou a assustar a torcida gremista. Em mais uma jogada pelo alto, Léo subiu no segundo pau e marcou o segundo gol cruzeirista: 3 a 2.
Aos 20 minutos, Bruno Collaço entrou no lugar de Carlos Alberto. Aos 28, Escudero assumiu a vaga de André Lima. Renato tentava encontrar uma maneira de deixar o time mais compacto e garantir a vaga na final da Taça Piratini.
O adversário deu uma mão ao treinador gremista aos 34 minutos. Alberto colocou a mão na bola impedindo um ataque do Grêmio. Como já tinha amarelo, o volante foi expulso, deixando os visitantes com um jogador a menos.
Com vantagem numérica dentro de campo, o Grêmio apenas administrou o resultado. No final, o artilheiro Borges saiu para dar lugar a Junior Viçosa. O jogador entrou com muita vontade, enfileirou jogadores pela direita e foi derrubado dentro da área. Gabriel cobrou com maestria e marcou o quarto gol gremista. Placar final de 4 a 2 para o Grêmio.
O Tricolor está na final da Taça Piratini.
Data: 27/02/2011. Local: Estádio Olímpico. Árbitro: Anderson Daronco, auxiliado por José Franco Filho e José Inácio de Souza. Gols: Borges (Grêmio), aos 35m do primeiro tempo. Borges (Grêmio), aos 10m; Jô (Cruzeiro-Poa), aos 12m; Borges (Grêmio), aos 15m; Léo (Cruzeiro-Poa), aos 18m; e Gabriel (Grêmio), aos 49m no segundo tempo. Cartões amarelos: Rodolfo, Gabriel, Gilson, Douglas e Fábio Rochemback. (Grêmio); Marcio, Léo, Jô e Alberto (Cruzeiro-Poa). Cartão vermelho: Alberto (Cruzeiro-Poa). Público: 15.736. Renda: R$ 308.421,00. |
|
GRÊMIO 4 | CRUZEIRO 2 |
---|---|
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson; Rochemback, Adilson, Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Douglas; Borges (Júnior Viçosa) e André Lima (Escudero). | Fábio; Marcio, Léo, Sandro Müller e Zadda (Léo Maringá); Alberto, Almir (Juninho Botelho), Faísca e Diego Torres; Jô e Adriano (Rafael Cearense). |
Técnico: Renato | Técnico: Leocir Dall%27Astra |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.