| 01/02/2011 17h03min
Quatro deputados registraram suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados nesta terça-feira. Chico Alencar (PSOL-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Marco Maia (PT-RS) e Sandro Mabel (PR-GO) disputam o cargo, em votação que iniciou às 18h.
A votação é secreta e feita pelo painel eletrônico. Após os candidatos apresentarem suas propostas, serão apurados os votos, primeiro, aos candidatos a presidente e, em seguida, serão abertos os votos dados aos outros candidatos a cargos da Mesa.
Maia é o candidato que tem apoio da maioria na Câmara, ou seja, 21 dos 22 partidos com representação na Casa. O deputado afirmou, no entanto, que a existência de mais três candidatos ao posto é "boa para a democracia e para o debate dentro da Câmara dos Deputados".
Bolsonaro, que participa da disputa como candidato avulso, pois seu partido já declarou apoio a Marco Maia, disse que tem intenção de passar aos mais novos a mensagem de que não se deve aceitar imposição de candidatura do Executivo.
Ele afirmou que "não tem ilusão nem voto", não tem adeptos como o candidato avulso Sandro Mabel nem ministérios ou estatais para oferecer em troca de votos.
Em reunião de líderes, os partidos que apoiam a candidatura de Marco Maia formalizaram os nomes da chapa oficial, cuja composição seguiu a regra da proporcionalidade das bancadas partidárias.
Conheça os candidatos:
Presidência
Chico Alencar (PSOL-RJ)
Jair Bolsonaro (PP-RJ)
Marco Maia (PT-RS)
Sandro Mabel (PR-GO)
1ª vice-presidência
Rose de Freitas (PMDB-ES)
2ª vice-presidência
Eduardo da Fonte (PP-PE)
Rebecca Garcia (PP-AM)
1º secretário
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
2º secretário
Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)
3º secretário
Inocêncio Oliveira (PR-PE)
4º secretário
Júlio Delgado (PSB-MG)
Suplentes
Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE)
Geraldo Resende (PMDB-MS)
Manato (PDT-ES)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.