Política | 01/02/2011 11h25min
Com um índice de 46% de renovação, os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2010 foram empossados nesta manhã no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara. Entre estes, 31 parlamentares que representarão o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos se comprometeram com o mandato ao realizar o juramento.
A sessão, presidida pelo gaúcho Marco Maia (PT), contou com a presença do vice-presidente Michel Temer (PMDB), que atribuiu a posse à "celebração da democracia".
Em um discurso emocionado, no qual lembrou as atribuições dos parlamentares, Maia desejou um 2011 realmente "novo" aos colegas:
— Que nosso trabalho sirva para promover a cidadania. Vamos legislar para o nosso povo e ajudar a construir a história do nosso país — declarou.
Eleição da Mesa Diretora ocorre às 18h
Após a posse, se inicia a movimentação para formar os blocos parlamentares, que definirão a distribuição de cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões permanentes. Às 15h, com os blocos já definidos, haverá uma reunião de líderes para a escolha dos candidatos à eleição, marcada para as 18h.
Por enquanto, Marco Maia e Sandro Mabel (PR-GO) estão na disputa pela presidência da Casa. Maia é o candidato oficial, com o apoio de 21 dos 22 partidos. Mabel apresentou candidatura avulsa e, mesmo com a ameaça de expulsão de seu partido, promete continuar na disputa.
Estreante na Câmara, deputado Tiririca foi um dos empossados pelo Estado de São Paulo
Foto:
Wilson Dias, ABR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.