| 25/01/2011 11h49min
Salve, salve, artilheiros! Graças à capacidade deles em encontrar o caminho das redes, o Estadual 2011 tem a melhor média de gols dos últimos anos: 3,5 gols por jogo. Bom para quem tem no elenco os homens com faro de gol, ruim para quem tem que enfrentá-los. O Concórdia que o diga, a pior defesa da competição aqui. E a pontaria inimiga derrubou o primeiro técnico do Catarinense: Leandro Machado não é mais o comandante do Joinville.
O JEC sofreu seis gols nos últimos três jogos. Quatro deles marcados pelo melhor ataque do campeonato, o do líder Figueirense, que trouxe uma legião de reforços cheios de intimidade com o gol. Breitner, Wellington, Washington, Renato, Fernando Gabriel, todos já inscreveram seus nomes na tábua de artilheiros.
Mas o mérito não é só alvinegro. As façanhas são partilhadas. Na liderança do campeonato, o time da Capital tem a companhia da consistente Chapecoense e do invulnerável Metropolitano — melhor defesa do campeonato, com apenas dois gols sofridos. Três times com sete pontos, esquentando a briga pela classificação às semifinais do primeiro turno.
E na batalha simbólica pelo número de gols marcados, quem acompanha o Figueirense é o Criciúma de Roni e Lincom. Os dois atacantes marcaram gols em todos os três jogos. Se mantiverem a boa fase, o Tigre já pode computar mais dois gols no jogo contra o Brusque, amanhã. Por enquanto, a dupla está na vice-liderança da corrida pela artilharia do Estadual, ao lado de Selmir, que só passou em branco no jogo de domingo, quando o Concórdia perdeu para o Metropolitano.
Aliás, os líderes vêm do Vale do Itajaí. Além da defesa segura do Metrô, Blumenau também tem o artilheiro do campeonato, o atacante Jonatas, com quatro gols marcados. Mesmo desempenho do meia-atacante Têti, do Brusque.
Esta turma boa de mira ajudou a elevar a média de gols do Estadual. Já foram marcados 53 gols até aqui, em 15 jogos, média de 3,53 por partida, a melhor média dos últimos tempos. Dos torneios recentes, só em 2005 foram marcados mais gols nas três primeiras rodadas. Mesmo assim, foram 59 gols em 18 jogos (a primeira divisão tinha 12 clubes), uma média inferior à atual: 3,27 gols por jogo. E o campeonato está só começando.
Balanço
>>> 53 gols marcados, média de 3,5 gols por jogo
>>> Melhor ataque: Figueirense e Criciúma, 10 gols
>>> Melhor defesa: Metropolitano, 2 gols
>>> Pior ataque: Avaí, 1 gol
>>> Pior defesa: Concórdia, 9 gols
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.