| 17/01/2011 14h25min
— Pode me ligar daqui a pouco? Agora estou com pessoas querendo entregar donativos aqui em casa.
Foi com esse pedido que a moradora de Canoas Maria Mirtes de Assis, 52 anos, atendeu ao telefonema do Pelas Ruas no início da tarde de hoje. Nos últimos dias, a rotina da mineira anda corrida. Trabalho é o que não falta desde que ela decidiu fazer a sua parte para ajudar vítimas dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro. Maria colocou um cartaz no portão da sua residência e a transformou em um local de recebimento de doações.
Desde a semana passada, muitas pessoas estiveram na Rua Conceição, número 145, no bairro Jardim Atlântico, para doar alimentos, roupas, colchões, além de materiais de construção, higiene pessoal e limpeza.
A moradora contou como surgiu a iniciativa, que está lotando a garagem da casa dela de solidariedade.
— Passei a manhã inteira chorando ao ver reportagens sobre o Rio. Como não estou trabalhando no momento, quis juntar doações. Já consegui com empresas mil litros de água, 80 telhas e 500 tijolos. Sou guerreira e teimosa e sei que vou conseguir ainda mais. Se pudesse, pegaria um ônibus para trabalhar como voluntária lá — disse ela, que deixou de ir para a praia com os filhos para a tarefa.
— Minha garagem está pela metade e até amanhã deve estar cheia. Pretendo encher um caminhão da Defesa Civil com doações — completa Maria, que já solicitou junto ao órgão o transporte dos produtos até Porto Alegre, onde estão concentrados os donativos.
"Cada um doa o que pode"
Emocionada, Maria lembrou uma das atitudes mais marcantes que presenciou até agora:
— As pessoas de baixo poder aquisitivo estão colaborando bastante. Um gurizinho de uns 7 anos trouxe duas escovas de dentes que sobraram do rancho de casa. Cada um doa o que pode. Se tem uma roupa rasgada, pode trazer também que eu costuro, lavo e passo.
Segundo ela, osucesso da ideia atrai doadores também de fora de Canoas.
— Tem gente que veio de Gravataí para colaborar. Fico emocionada e me arrepio toda cada vez que chega uma doação — contou, orgulhosa.
A vontade de ajudar quem precisa é algo que Maria aprendeu ainda na infância, quando foi a sua família que recebeu apoio para enfrentar dificuldades financeiras.
— Quando era criança, já precisei de ajuda e encontrei. Meu pai perdeu tudo que tinha ao ter sua fazenda saqueada no Paraná. Sei bem o que é passar fome e sede. Ninguém merece isso — recordou ela, com a voz embargada.
Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato pelo telefone (51) 3465-4740.
Campanha em Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Defesa Civil, começou a arrecadar donativos hoje. Um veículo da Secretaria Municipal da Industria e Comércio (Smic) está recebendo roupas e alimentos não-perecíveis, bem como materiais de construção, no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, das 9h às 18h. Outro ponto de coleta é o armazém A-7 do cais do Porto, das 8h às 20h.
Também é possível ajudar com doações em dinheiro para os municípios afetados. Informações: (51) 3210-4219 ou 199.
Confira as informações das contas bancárias:
>> Prefeitura de Teresópolis:
“SOS Teresópolis – Donativos”
Banco: Banco do Brasil
Conta corrente: 110000-9
Agência: 0741-2
Banco: Caixa Econômica Federal
Conta corrente: 2011-1
Agência: 4146
* O CNPJ da Prefeitura é 29.138.369/0001-47
>> Prefeitura de Nova Friburgo:
Banco: Banco do Brasil
Conta Corrente: 120.000-3
Agência: 0335-2
>> Defesa Civil do Rio de Janeiro:
Banco: Caixa Econômica Federal
Conta corrente: 2011-0
Agência: 0199
* Operação: 006
>> Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro:
Banco: Itaú
Conta corrente: 00594-7
Agência: 5673
* O CNPJ do órgão é 02932524/0001-46
>> Campanha SOS Sudeste:
Banco: Caixa Econômica Federal
Conta corrente: 1490-8
Agência: 1041
* Operação: 003
Banco: Banco do Brasil
Conta corrente: 32.000-5
Agência: 3475-4
>> Em especial, saiba mais sobre a tragédia que assolou o Rio:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.