| 16/01/2011 20h43min
Ainda em situação de calamidade pública depois das fortes chuvas, uma das maiores preocupações na região serrana fluminense é com a transmissão de doenças como difteria, tétano e leptospirose.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil (Sesdec), foram distribuídas cerca de seis mil doses de vacinas duplas (tétano/difteria) para cada uma das maiores cidades atingidas pelos deslizamentos de terra e enchentes - Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Para Sumidouro, pequeno município também atingido pelas chuvas, foram enviadas 600 doses do medicamento.
>>> Está na região serrana do Rio de Janeiro? Mande seu relato e imagens
A Sesdec informou ainda que há um estoque de 100 mil doses da vacina, que podem ser enviadas aos municípios conforme a demanda. De acordo com a assessoria de Imprensa da Defesa Civil, a logística de distribuição é complicada, já que algumas localidades não têm condições de estocar esse tipo de medicamento, que precisa permanecer refrigerado. A imunização será feita pelas prefeituras nos postos de saúde locais, e não nos hospitais de campanha, que foram montados pela Defesa Civil nas cidades para receber, preferencialmente, doentes em estado grave.
Uma grande preocupação das autoridades sanitárias é a contaminação da população por leptospirose, doença para a qual não há vacinação. A única forma de prevenção é evitar a ingestão e o contato com a água das chuvas, que pode estar contaminada com a urina do rato, um dos principais vetores da leptospirose.
Cartilhas com as orientações sobre como limpar as caixas d'água, evitando a contaminação, foram enviadas às prefeituras pela Defesa Civil, bem como a água sanitária necessária, que já está à disposição dos moradores.
>> Em especial, saiba mais sobre a tragédia que assolou o Estado:
Helicóptero foi utilizado para resgates em uma das áreas afetadas pelos deslizamentos em Nova Friburgo
Foto:
Agência Estado
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.