| 01/01/2011 18h14min
Em 2010, o que não faltaram foram personalidades e acontecimentos para marcar o cenário esportivo do ano. O clicEsportes selecionou 20 imagens e convida você, internauta, a escolher qual delas melhor representa o esporte em 2010.
Personalidades
Durante a Copa do Mundo, quem mais brilhou foi um ex-jogador a beira do gramado. Maradona chamou a atenção do mundo com suas caras e bocas, suas comemorações efusivas e suas demonstrações de carinho com seus jogadores.
Dentro de campo, Luis Suárez foi decisivo e estrelou uma das cenas mais marcantes da Copa, tornando-se um dos herois da competição. Foi dele a defesa de mão que impediu o gol de Gana, classificando para as semifinais a Seleção Uruguaia.
Nas arquibancadas, quem chamou a atenção foi a Musa paraguaia, Larissa Riquelme, com seu celular nos seios, e o pé-frio, Mick Jagger. E em um aquário, na Alemanha, o polvo Paul fazia suas certeiras previsões sobre os resultados da sua Seleção e da grande final.
John Terry ficou marcado, em 2010, por ter ficado com a mulher do seu companheiro de seleção, Wayne Bridge. E a vingança do lateral do Manchester City foi durante o confronto contra o Chelsea, quando deixou Terry com as mãos estendidas durante o cumprimento oficial antes da partida. Em Porto Alegre, centenas de gremistas compareceram ao aeroporto Salgado Filho para saudar a chegada do seu novo técnico: o ídolo Renato Portaluppi.
Já no final do ano, foi a vez de um africano atrair os holofotes. O goleiro Kidiaba conquistou o mundo ao comemorar os gols da sua equipe que acabaram eliminando Pachuca e Inter no Mundial de Clubes.
Grandes vitórias
2010 foi o ano da Inter de Milão. A equipe comandada primeiro por José Mourinho e depois por Rafa Benítez venceu tudo - Campeonato Italiano, Copa da Itália, Liga dos Campeões, Supercopa da Itália e Mundial.
A Seleção Espanhola fez bonito na Copa do Mundo e conquistou seu primeiro título mundial, sendo o oitavo país a levantar o cobiçado caneco.
Logo após a vitória espanhola, foi a vez do Inter conquistar mais um título estrangeiro. Ao derrotar o Chivas, do México, se tornava bicampeão da Libertadores.
Ainda no cenário brasileiro, quem também se deu bem foi o Fluminense, que, em uma excelente campanha sob o comando de Muricy Ramalho, conquistou o tricampeonato brasileiro, após 26 anos.
Fora dos gramados, Sebastian Vettel, da Red Bull, levou a Fórmula-1 e Cesar Cielo foi campeão mundial nos 50m e nos 100m livres, em Dubai.
Grandes decepções
O hexacampeonato teve de ser adiado. A Seleção Brasileira não conseguiu passar da Holanda e caiu nas quartas-de-final da Copa. A partida ficou marcada pela expulsão de Felipe Melo e das reações exaltadas do técnico Dunga a beira do campo.
Da mesma forma aconteceu com o sonho do bicampeonato mundial do Inter. O colorado tropeçou no Mazembe e sequer conseguiu chegar à final da competição.
No Vôlei, duas decepções: a seleção masculina causou revolta na torcida ao jogar para perder, de propósito, contra a Bulgária, pelo Mundial, e a seleção feminina acabou perdendo a grande final da mesma competição para as grandes rivais da Rússia.
Grandes perdas
Infelizmente, 2010 também foi marcado por grandes perdas no cenário esportivo.
O surfista Andy Irons se despediu do mar em novembro, quando foi encontrado morto em um quarto de hotel, com dengue hemorrágica.
Já o georgiano Nodar Kumaritashvili sequer conseguiu competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. O jovem de 21 anos morreu durante os treinos, ao colidir em uma pilastra da pista, a 140km/h.
Qual imagem marcou o cenário esportivo em 2010?
Foto:
Montagem sobre fotos de Roberto Schmidt/AFP, Emerson Souza, Jefferson Botega, Fred Dufour/AFP e Divulgação/FIVB
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.