Notícias

 | 10/12/2010 09h05min

Zico e Vagner Mancini reprovam possível uso de cartão azul no futebol

Recurso de analisar imagens para tirar dúvidas foi mais aceito

As inovações vistas no amistoso entre a Seleção Paulista e a Seleção Carioca, nesta quinta, não foram bem recebidas por completo pelos treinadores que ficaram responsáveis pelas equipes. Tanto Vagner Mancini, da equipe de São Paulo, como Zico, do selecionado do Rio de Janeiro, elogiaram o uso das imagens para tirar dúvidas, mas criticaram o cartão azul, que expulsa o jogador por 10 minutos.

– Acho que o tempo (de analise das imagens) foi exagerado, o que gera uma certa bagunça. Mas é um teste, que deve ser aprimorado. Dez minutos para o cartão azul também é muito tempo. Menos tempo longe do jogo já seria uma vantagem para o adversário – analisou Mancini.

Já Zico, que saiu recentemente da diretoria do Flamengo, também se mostrou contra o uso do cartão azul, mas gostou de sanar as dúvidas com o uso das imagens. Durante a partida, ele pediu a paralisação ao árbitro por duas oportunidades.

– Eu pedi a paralisação para provocar mesmo, não tinha necessidade. Queria ver como funcionava. Mas eu concordo com o (Vagner) Mancini. Esses lances capitais ficariam mais fáceis com o uso das imagens. Já o cartão azul eu sou contra. Aliás, sou contra cartão de qualquer cor. O amarelo já inibe – comentou.

 

Inovações

O jogo amistoso entre a Seleção Paulista e a Seleção Carioca, disputado nesta quinta, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, contou com uma novidade até então jamais vista nos gramados brasileiros: o uso das imagens para sanar dúvidas do árbitro após lances duvidosos e o cartão azul, que deixa o jogador expulso da partida por 10 minutos.

A tecnologia foi usada pela primeira vez após o time do Rio de Janeiro marcar um gol supostamente irregular, fazendo com que o técnico Vágner Mancini, da equipe paulista, solicitasse a paralisação do jogo para que os árbitros analisassem se a jogada foi ou não legal.

Após o voto do juiz Sálvio Spínola e dos seus assistentes, a jogada foi validada e o jogo prosseguiu normalmente.

As imagens são feitas em uma câmera que fica presa ao peito do árbitro. Quando é solicitada a paralisação, ele ativa o aparelho em uma televisão situada ao lado do gramado, onde o vídeo é transmitido a toda a comissão de arbitragem.

Segundo as regras definidas para o amistoso, cada treinador poderia solicitar a análise das imagens uma vez em cada tempo.

Em campo, a Seleção Paulista venceu a Carioca por 3 a 1, com gols de Elano, Neymar e Baiano, cobrando falta.

LANCEPRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.