Esportes | 26/11/2010 07h10min
Nessa quinta-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai, foram sorteados os grupos da Copa Libertadores da América 2011. O Inter, atual campeão, será o cabeça de chave do Grupo 6. Confira quem serão os adversários que já estão garantidos no grupo e os que ainda disputam um lugar na competição:
Jorge Wilstermann
O time de Cochabamba se credenciou para a Libertadores 2011 por ter vencido o Torneio Apertura do Campeonato Boliviano — equivalente ao primeiro turno. O Jorge Wilstermann tem no currículo um total de 11 títulos em campeonatos nacionais, mas apenas cinco na era profissional do futebol no país vizinho, que se iniciou em 1977. Levantou o caneco em 1980, 1981, 2006 e agora em 2010. Além disso, faturou quatro vezes a Copa Simon Bolívar (1960, 1967, 1972 e 1973), equivalente à Série B.
Mas a situação na atual temporada é delicada. O clube está ameaçado de rebaixamento no Clausura e precisa obrigatoriamente vencer o Aurora, na partida marcada para domingo, e torcer para que o Real Mamoré perca para o Universitário de Sucre. Assim, as equipes ficariam empatadas na classificação e obrigariam a realização de uma partida extra para decidir quem cai.
Em caso de descenso, o Jorge Wilstermann já projeta uma equipe "boa e barata" para disputar a Libertadores, conforme publicou o jornal La Razon. Seria uma situação bem antagônica: disputar o mais importante torneio da América e, ao mesmo tempo, ter de aguardar e vencer a Copa Simon Bolívar para retornar à elite local apenas em meados de 2012.
Em 2004, o atacante Túlio, o "Túlio Maravilha", disputou a Libertadores daquele ano pelo "Wilster", como é chamado pelos torcedores locais. Mas o time caiu logo na primeira fase da competição continental. Mas deixou sua marca em território boliviano: foi campeão do Torneio Aerosul e artilheiro, com seis gols.
O Jorge Wilsterman ainda se considera um desbravador na Copa Libertadores. Foi o primeiro time da Bolívia a disputá-la e passar para a segunda fase, em 1981.
Time equatoriano
O Inter encontrará um velho e conhecido adversário equatoriano na fase de grupos da Libertadores de 2011: LDU ou Emelec integrará o Grupo 6 da torneio sul-americano. A definição do time que jogará contra o Colorado sairá após a decisão do Campeonato Equatoriano que ocorre nos dias 5 e 12 de dezembro. No Equador, o vencedor da Primera Etapa (primeiro turno) enfrenta o vencedor da Segunda Etapa. O Emelec conquistou a Primera e a Liga venceu a Segunda antecipadamente. O perdedor entrará na chave do time de Celso Roth.
A última rodada da Segunda Etapa do torneio local ocorrerá neste final de semana. O Emelec vai a Quito pegar o Universidad Catolica. Em Manta, a Liga joga contra a equipe da cidade.
A LDU não perde há sete jogos. A última derrota foi justamente para o Emelec na 14ª rodada, dia 3 de outubro, por 1 a 0. O clube de Guayaquil não sai derrotado há quatro rodadas. O último revés ocorreu em 24 de outubro, na 17ª rodada, para o Deportivo Cuenca. Das 43 partidas disputadas até o momento, tanto LDU quanto Emelec venceram 26. O artilheiro é Ayovi, do Emelec, com 23. O segundo é Barcos, da Liga, com 22.
O Inter já enfrentou o Emelec nas Libertadores de 2007 e neste ano. Em 2007, venceu por 3 a 0 em Porto Alegre e 2 a 1 em Guayaquil. Em 2010, o time abriu a campanha que deu o bicampeonato vencendo por 2 a 1 em Porto Alegre e 0 a 0 no Equador.
A LDU, campeã da do torneio em 2008 e da Sul-Americana em 2009 foi o único clube que derrotou o Colorado na Libertadores de 2006. Em Quito, venceu de virada por 2 a 1. No Beira-Rio, a equipe treinada por Abel Braga fez 2 a 0 e garantiu a classificação para as semifinais da competição. Em 2009, os dois decidiram a Recopa. Na ocasião, o time equatoriano, treinado por Jorge Fossati, fez 1 a 0 em Porto Alegre e 3 a 0 em Quito.
Jaguares-MEX ou time peruano
O terceiro adversários do Inter na primeira fase da Copa Libertadores da América sairá do confronto entre o Jaguares, do México, e um time peruano — provavelmente Universitario ou Alianza Lima.
Fundado em 27 de junho de 2002, na cidade de Tuxtla Gutiérrez, o Jaguares é um dos debutantes na Libertadores. O clube chegou à competição ao ser a terceira equipe do país que mais somou pontos — sem contar Cruz Azul, Monterrey e Santos Laguna, que estão participando da Liga dos Campeões da Concacaf.
O clube ainda não tem títulos. Os melhores resultados foram dois quartos lugares na InterLiga — competição disputada entre times mexicanos. Nesta temporada, o time terminou o Torneo Apertura na sexta colocação, e acabou desclassificado pelo Santos Laguna nas quartas de final.
O estádio do Jaguares é o Victor Manuel Reyna, com capacidade para 25.222 espectadores. O técnico da equipe é o ex-jogador mexicano José Guadalupe Cruz, um dos responsáveis pela boa campanha do time em 2010.
Danilinho, ex-atacante do Atlético-MG e do Santos, joga na equipe desde 2008. O brasileiro é titular e joga ao lado de Carlos Augusto Ochoa Mendoza, goleador do time no Torneo Apertura, com sete gols. Porém, os jornais mexicanos noticiam que Danilinho pode deixar o clube antes da Libertadores. Outro destaque da equipe é o meia uruguaio Jorge Marcelo Núñez.
No Peru, o Universitario San Martin já garantiu o título nacional e, consequentemente, uma das vagas do país na Libertadores. Universitario do Peru e Alianza Lima (Foto) disputam a segunda e a terceira colocação. O vice-campeão entra na fase de grupos e o seguinte enfrentará o Jaguares.
O Universitario e o Alianza Lima são os clubes mais tradicionais do Peru. Enquanto o primeiro tem 25 títiulos nacionais, o segundo tem 22. As duas equipe já participaram da Libertadores diversas vezes.
O melhor resultado na competição sul-americana foi do Universitario. O clube foi vice-campão em 1972, quando perdeu na final para o independiente, da Argentina.
Possíveis adversários do Inter na Libertadores
Foto:
Montagem sobre fotos de Divulgação, Dolores Ochoa/AP e Jefferson Botega
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.