Notícias

Esportes  | 05/11/2010 08h22min

GP do Brasil: saiba quem tem chances de conquistar o título da Fórmula-1

Para garantir o tri, Alonso precisa vencer a prova e Webber, chegar depois da quinta posição

No final do calendário da Fórmula-1, o GP do Brasil costuma ser uma prova de definições. Tanto que o espanhol Fernando Alonso conquistou seus dois títulos no Autódromo de Interlagos. E ele tem a chance de repetir a dose a partir das 14h (horário de Brasília) deste domingo. Para isso acontecer, no entanto, o espanhol precisa não apenas vencer a prova, mas torcer para que o vice-líder Mark Webber fique da quinta posição para baixo, e os demais concorrentes não subam ao pódio. Confira quem ainda tem chances de conquistar a principal taça do automobilismo mundial:

1. Fernando Alonso-ESP (Ferrari) - 231 pontos

Fernando Alonso pode chegar até em terceiro lugar que chega a Abu Dhabi na ponta. Mas o espanhol evita o discurso de "já ganhou". O espanhol não garante o campeonato em caso de vitória. Só se Mark Webber chegar abaixo da quinta posição, e os demais rivais na briga pelo título não subirem ao pódio. Ele diz que chega a Interlagos para ganhar, pois sabe que um mau resultado em Interlagos pode custar caro.

– Ok, estou alguns pontos na frente dos outros, mas já vimos um exemplo claro na Coreia sobre o quanto as coisas podem mudar em uma corrida com um abandono ou o que quer que seja, então acho que nossa aproximação não vai mudar nestas próximas duas provas – pondera o piloto, segundo o site Autosport.com.

Foto: Fred Dufour, AFP
 

2. Mark Webber-AUS (Red Bull) - 220 pontos

Logo atrás de Alonso aparece Mark Webber, com 11 pontos a menos que o espanhol e uma Red Bull que vem tendo um ótimo desempenho. Se vencer, no mínimo encurta a distância para quatro, caso o espanhol chegue logo atrás. O australiano guarda boas recordações de 2009, quando venceu a prova de Interlagos.

– Foi uma ótima prova para se vencer e certamente tentarei mais uma vitória neste ano. Está chegando uma fase crucial e precisamos fazer o máximo de cada chance que tivermos – diz o australiano ao site Autosport.com.

Foto: Orlando Kissner, AFP

3. Lewis Hamilton-ING (McLaren) - 210 pontos

Só a vitória interessa ao inglês Lewis Hamilton, que ainda precisa tirar uma vantagem de 21 pontos do líder. A arma do piloto é o carro MP4-25, que terá mais atualizações na prova brasileira, na qual se sagrou campeão da temporada de 2008.

– Sei que o Campeonato Mundial está nos pensamentos de todos no momento, mas não estou pensando nisso: preciso obter um bom resultado no Brasil para levar a briga para Abu Dhabi, então essa é a minha prioridade. Não importa o que acontecer, será uma briga muito apertada – disse o inglês.

Foto: Don Emmert, AFP

4. Sebastian Vettel-ALE (Red Bull) - 206 pontos

Com quatro pontos a menos que Hamilton, Vettel tem o mesmo pensamento: levar a briga para a prova final, nos Emirados Árabes. Para isso, precisa ouvir o hino da Alemanha na parte mais alta do pódio. Como o alemão ainda tem chances, apesar de seu companheiro assumir a sexta posição, o chefe da Red Bull, Christian Horner, decretou:

– Tenho certeza de que ambos os pilotos farão tudo o que for possível para alcançar o melhor resultado – disse o dirigente.

Foto: Luca Bruno, AP

5. Jenson Button-ING (McLaren) - 189 pontos

O atual campeão respira por aparelhos. Ele pode ser eliminado até se subir no pódio – caso Alonso, Webber ou o companheiro Hamilton ganhe a prova. A solução é ganhar a prova e torcer pelo fracasso dos adversários. Apesar da situação complicada e da vantagem de Hamilton, a ordem da equipe é para que ele siga tentando.

– Eu ficaria desapontado se Jenson não chegasse lá tentando vencer . Acho que o campeonato para Jenson em particular é duro, mas se ele estivesse dizendo que desistiu, eu ficaria desapontado – disse o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh.

Foto: Fred Dufour, AFP
 

06. Felipe Massa-BRA (Ferrari) - 143 pontos

Felipe Massa não tem mais chances de conquistar o campeonato. Ele chega a Interlagos para ajudar o companheiro Fernando Alonso. Mas ele garante que lutará pela vitória em território nacional, até para apagar a má imagem que ficou depois do GP da Alemanha, no qual ele cedeu posição ao colega espanhol.

– Farei o melhor que puder para vencer a prova para as pessoas – disse o paulista, que quer retribuir o carinho que recebeu após o episódio de Hockenheim. – As pessoas foram muito legais comigo, fantásticas, me puxando para cima.

Foto: Mark Baker, AP

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.