| 30/10/2010 09h21min
Ter a vida plena de um piloto profissional, ainda que longe dos holofotes da mídia internacional ou mesmo da do próprio país. Essa é a rotina de João Paulo de Oliveira e Rafael Suzuki, dois brasileiros estabelecidos no excelente e competitivo automobilismo japonês. Mas ambos ainda sonham com a Fórmula-1.
– Vivo aqui um automobilismo quemedeu a chance de ter umacarreira estável. No início foi difícil, morava sozinho numa cidade pequena, não falava o idioma e não tinha amigos. Hoje estou bem, morando em Tóquio e muito bem adaptado – conta Oliveira, há sete anos no Japão.
Ele participa das duas principais categorias do país. A Super GT conta com possantes carros esportivos e uma incrível média de público superior a 40 mil pessoas por corrida. Já a tradicional Fórmula Nippon é a principal categoria de monopostos de lá, uma espécie de GP2 japonesa.
Nela, Oliveira lidera a disputa pelo título, a uma etapa do fim. A decisão acontecerá neste fim de semana, no autódromo de Suzuka.
Rafael Suzuki é o novato na área. Um dos kartistas mais promissores do Brasil nos últimos anos, ele chegou ao país no início deste ano para correr na Fórmula 3 local. Ele terminou o campeonato em terceiro, mesmo disputando uma rodada dupla a menos do que os demais. Depois de uma dificuldade inicial de adaptação ao automobilismo local, Suzuki é fã declarado do país.
– Minha equipe de Fórmula 3 é a Tom's, uma das maiores do mundo. Tenho uma estrutura muito boa para aprender bastante. Eu me sinto em casa por aqui – afirmou o piloto, que recebe apartamento e carro para viver no país:
– Já morei na Inglaterra, mas o Japão é muito melhor.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.