Mundo | 17/09/2010 22h48min
Uma das perfuradoras utilizadas na operação de resgate dos mineiros presos em uma mina no Chile chegou ao local onde estão os 33 trabalhadores. Agora, a segunda etapa da operação é o alargamento por meio da máquina, o que pode levar várias semanas.
O engenheiro encarregado dos trabalhos de resgate, André Sougarret, explicou que o buraco de 30 centímetros de diâmetro deverá ser alargado para até 71.
— Chegamos, às 10h35min (11h35min de Brasília), a 630 metros, e completamos a primeira etapa. Estamos em condições de iniciar a etapa final de alargamento — disse Sougarret.
No sábado, começará a operação para alargar o duto — por meio dele, as autoridades esperam resgatar os trabalhadores por meio de uma cápsula de metal. Eles subirão um a um em um trajeto que deve durar cerca de uma hora.
A chegada da sonda ao ponto onde estão os mineiros foi uma injeção de ânimo, reforçada pela comemoração do bicentenário da independência chilena, iniciada esta sexta-feira.
— Os mineiros simbolizam melhor do que mil palavras a unidade e o temperamento deste povo —afirmou o presidente do Chile, Sebastián Piñera.
O próximo passo será extrair as barras da perfuradora, mudar os martelos e fazer uma inspeção com uma câmera de TV para avaliar a qualidade do poço. segundo o engenheiro.
Perfuradora era plano B do resgate
A perfuradora que chegou até os mineiros é a T-130, que executa o chamado Plano B' Outra perfuradora, a Strata 950, que deve chegar até os 702 metros, avançou 320 m e atualmente está em manutenção, mas será posta a funcionar novamente na tarde de sábado. O engenheiro lembrou que na próxima fase do plano B, ao mudar o diâmetro da perfuração, muda a velocidade, que se torna mais lenta. Sougarret assegurou que o processo pode demorar "um mês, um mês e meio".
Desta forma, neste sábado, em plena comemoração do bicentenário, as duas perfuradoras retomarão os trabalhos, enquanto os mineiros e suas famílias estarão hasteando uma bandeira e cantando o hino nacional chileno, simultaneamente. Na segunda-feira, espera-se que comecem as perfurações de um terceiro buraco.
Em Santiago, o ministro da Mineração, Laurence Golborne, disse que "os prazos que propusemos contemplam contingências que se apresentam sempre nestas circunstâncias e que têm sido menores que o previsto".
— Até agora, estamos um pouquinho adiantados no plano. O plano original é para o começo de novembro, mas as coisas vão indo bem, disse, sem mencionar um novo plano.
Golborne afirmou que a escavação da perfuradora do Plano B "foi feita com muito cuidado porque eles (os mineiros) estão abaixo, (e) inclusive filmaram a perfuração".
Em gráfico, veja como é a mina e entenda as operações de resgate.
Perfuradora chegou ao local onde estão os mineiros na manhã desta sexta-feira
Foto:
AP, Presidência do Chile
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.