Notícias

Esportes  | 15/09/2010 09h20min

Como visitante no Olímpico, Felipão é o rei do empate

Em 1998 e 2000, Scolari fechou suas equipes para garantir igualdade

Lucas Rizzatti  |  lucas.rizzatti@zerohora.com.br

Compartilhar    

Siga informações do Grêmio no Twitter



Apesar de sempre afirmar seu amor pelo Grêmio, Luiz Felipe Scolari costuma complicar a vida do Tricolor quando se torna adversário. Desde que saiu aclamado do clube, no fim de 1996, após vencer Copa do Brasil, Libertadores, Recopa e Campeonato Brasileiro, Felipão enfrentou quatro vezes o Grêmio, sempre pelo Brasileirão. Com o abrigo do Palmeiras, foram três jogos. Em São Paulo, o Grêmio amargou duas goleadas: 5 a 1, em 1997, e 6 a 0, em 1999, mesmo com Ronaldinho sustentando a 10 do clube gaúcho.



O histórico no Olímpico, palco do jogo desta quarta, é menos desastroso, mas pouco animador: ainda treinando o Palmeiras, em 29 de agosto de 1998, o resultado foi 1 a 1. Em crise e sem vencer há 13 jogos, o Grêmio jogou melhor, mas esbarrou nas defesas do goleiro, segundo definiu Zero Hora, à época: "A melhor atuação do Grêmio para em Veloso".


Paulo Nunes marcou para o Palmeiras, comemorou em frente aos gremistas e provocou a ira da torcida. Zé Alcino empatou.


Em 12 de setembro de 2000, um novo encontro entre fãs e ídolo pelo Brasileirão. Então comandando o Cruzeiro, Scolari conseguiu arrancar um novo empate, agora sem gols, no Olímpico. Após o jogo, o técnico admitiu que mandou sua equipe recuar no segundo tempo.

– Fizemos uma retrancazinha – disse Felipão, que iria pisar a grama da Azenha mais uma vez.

Foi em 2001, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Com a Seleção precisando da vitória sobre o Paraguai, o técnico levou a partida decisiva para o estádio em que sabe que sempre será bem-vindo. Resultado: Brasil venceu por 2 a 0 e começou a reação que culminaria no pentacampeonato, em 2002, na Ásia.

Mil jogos e aniversário

Além do mútuo carinho entre Grêmio e Felipão, o novo encontro no Olímpico vai ser mais especial ainda: nesta noite o Grêmio alcança mil jogos em Brasileiros e completa aniversário de 107 anos.

— É uma alegria maior ainda de estar jogando contra o Grêmio neste dia especial em que completa 107 anos, e também por ter vivido muito tempo no clube. Fico feliz por estar presente mais uma vez em um aniversário do clube que tenho como uns do meu coração — disse Felipão, por meio de sua assessoria, sem revelar se adotará a mesma postura resguardada das partidas de 1998 e de 2000.

Em duas passagens pelo clube gaúcho, Scolari levou o time a campo em 319 jogos, conseguindo 154 vitórias, 75 derrotas e 90 empates. Conquistou sete títulos.

Confira no infográfico, clicando na foto abaixo, os números dos dois ídolos no time gaúcho:




Próximo jogo, 15/09
Brasileirão: Grêmio x Palmeiras
Local: Estádio Olímpico
Horário: 19h30min


>>Bares para ver Grêmio x Palmeiras

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.