Notícias

Mundo  | 09/09/2010 18h28min

Máquina usada em um dos planos de resgate de mineiros no Chile para por 48 horas

Segundo responsáveis pelo resgate, equipamento teve problemas em um martelo

A máquina que põe em prática o Plano B de resgate dos 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile ficará parada por 48 horas para reparos, segundo informou nesta quinta-feira o chefe das equipes, André Sougarret.

— A máquina do Plano B está sendo mantida a 268 metros (de profundidade de escavação). Houve problemas em um perno (do martelo) e serão necessárias cerca de 48 horas para que volte a funcionar — disse Sougarret.

A máquina, uma perfuradora T-130, começou a cavar no domingo e, até quarta-feira, estava a 268 metros em sua primeira fase, de um total de 630 metros previstos. Ao atingir essa profundidade, teve que parar por 14 horas para a mudança de alguns cabos.
— No entanto, um problema no martelo fará com que precise ser consertada por mais 48 horas — reafirmou Sougarret.

A máquina deve alargar um primeiro duto já construído de 630 metros. Ao atingir essa profundidade, deve aumentar o ducto para que chegue a cerca de 70 cm de diâmetro, o que permitirá a saída dos trabalhadores, presos desde 5 de agosto.

Os 33 mineiros — 32 chilenos e um boliviano — ficaram presos depois de um acidente na mina San José, no dia 5 de agosto. Três máquinas perfuradoras, duas delas já em operação, trabalharão em três planos independentes para chegar até os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C".

Em gráfico, veja como é a mina e entenda as operações de resgate.  

 

APF
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.