Mundo | 07/09/2010 17h54min
Os 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade em uma mina no norte do Chile já podem escutar o som das máquinas que perfuram os túneis para resgatá-los, segundo um funcionário dos trabalhos de resgate.
— Eles começaram a ouvir os sons da perfuração e estão felizes por isso, porque sabem que estão avançando — disse o funcionário que pediu para não ser identificado.
As duas máquinas, uma Strata 950 e uma T-130, superaram os 100 metros, em um total de 702 e 630 metros, respectivamente.
— Eles mesmo calcularam, em função do som, que as máquinas trabalhavam a em torno de 100 metros de profundidade — explicou.
Presos há mais de um mês em uma mina no norte do Chile, os trabalhadores verão nesta terça-feira a partida amistosa entre Chile e Ucrânia, graças a um circuito de TV instalado através da estreita perfuração que chega até o refúgio.
Os mineiros assistirão à partida de futebol projetada em um telão de 50 polegadas.
— Pediram para assistir ao jogo com a narração de Claudio Palma, um conhecido comentarista esportivo chileno — disse um funcionário das tarefas de resgate.
A partida amistosa entre as duas seleções ocorre na Ucrânia. Trata-se do primeiro jogo do Chile desde o fim da Copa do Mundo da África do Sul. Os mineiros poderão ver a partida por meio de uma tecnologia de fibra ótica levada ao interior da mina através de um pequeno túnel pelo qual os trabalhadores mantêm contato com o exterior.
Segunda perfuradora atinge 120 metros
A segunda perfuradora usada no resgate dos mineiros superou os 100 metros de penetração dois dias depois de iniciar o trabalho de escavação, informou nesta terça-feira o engenheiro Miguel Fort.
— A máquina T-130 superou a profundidade alcançada pela (perfuradora) Strata, que na segunda-feira havia superado os 100 metros — indicou o engenheiro à imprensa.
A Strata 950, primeira máquina a começar a cavar, chegou aos 113 metros de profundidade, enquanto a T-130, que iniciou os trabalhos no domingo, alcançou 123 metros após superar os problemas técnicos que enfrentou na segunda-feira", explicou por sua vez o engenheiro René Aguilar.
Aguilar, no entanto, esclareceu que o trabalho da T-130 está dentro do planejado, e estão mantidos os prazos fixados para o resgate — novembro e dezembro.
Esta máquina trabalha no alargamento de um duto já perfurado, que passará dos atuais 12,5 centímetros de diâmetro para 30 centímetros — e, posteriormente, a um tamanho suficiente para que os mineiros possam passar.
Os 33 mineiros — 32 chilenos e um boliviano — ficaram presos depois de um acidente na mina San José, no dia 5 de agosto. Três máquinas perfuradoras, duas delas já em operação, trabalharão em três planos independentes para chegar até os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C".
Em gráfico, veja como é a mina e entenda as operações de resgate.
Nesta terça-feira, máquina usada no resgate atingiu 120 metros de profundidade
Foto:
Ariel Marinkovic, AFP
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.