Notícias

 | 06/09/2010 12h38min

Tiago Splitter: "Vamos deixar a pele em quadra pela vitória"

Pivô da seleção brasileira de basquete promete dedicação no jogo com a Argentina nas oitavas

Principal jogador do garrafão brasileiro na primeira fase do Mundial devido à ausência de Anderson Varejão nas três primeiras partidas, Tiago Splitter está com sede de glória na Turquia. A dois dias do jogo contra a Argentina, pelas oitavas de final, na próxima terça, o novo jogador do San Antonio Spurs não consegue tirar a partida de cabeça.

Além de ter a chance de colocar o Brasil entre os oito melhores times do mundo, o catarinense poderá desbancar o grande amigo Luis Scola, que o ajudou na adaptação ao basquete espanhol, no qual chegou aos 15 anos.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista exclusiva concedida pelo pivô no hotel onde a delegação está hospedada em Istambul.

Qual a expectativa para este duelo com a Argentina? Dá mais ansiedade pelo fato de vocês ficarem quatro dias sem jogar?
A expectativa é muito boa. Sabemos da grande importância deste jogo. Há uma parte muito positiva que é conhecermos o time deles bem. Com certeza será um jogo muito disputado. Sobre a ansiedade, não vejo desta maneira não. Os quatro dias de descanso são muito positivos. O Anderson vinha com a lesão no pé, temos jogadores que ficaram em quadra muitos minutos. Este tempo de folga serve para descansar, treinar e analisar bem o nosso rival.

Esta é maior oportunidade em muito tempo que o Brasil tem de bater a Argentina em um Pré-Olímpico ou Mundial, algo que não acontece desde 1995?
Com certeza, nosso estilo de jogo é muito parecido com o deles. São sempre boas partidas. Ganhamos deles no ano passado na Copa América, assim como já havíamos perdido antes. Existe um equilíbrio muito grande e esperamos poder ganhar.

Este jogo é muito especial para o Magnano, pelo fato de enfrentar o seu país. A vitória seria o maior presente que o grupo poderia dar para ele até agora?
Claro que ele não está em uma situação cômoda, mas é a situação que existe. Vamos conseguir esta vitória, sim, e dar de presente para ele.

Você jogou muito tempo com o Scola e o filho dele se chama Tiago, assim como você. Vocês continuam se falando? Conversam antes de um jogo assim?
Falei com ele hoje (ontem). Claro que os dois times não queriam se enfrentar, existe toda essa rivalidade. Não vamos deixar de ser amigos por causa de um jogo como este. Será ruim ver um amigo fora do Mundial, mas dentro de quadra isso não existe. O que tem mesmo é uma rivalidade gigante.

Ainda falando sobre o Scola. Quão importante ele foi no desenvolvimento de sua carreira?
Ele foi um grande exemplo para mim lá no Tau (Cerámica), era um jogador que tinha talento extraordinário. Ele era o cara que mais treinava, que mais suou. Ele sempre teve como sonho ir para a NBA, e viveu situação parecida com a minha. Por pendências contratuais, ele não pôde ir antes, mas hoje está se destacando.

Em muitos jogos da primeira fase você ficou sobrecarregado com a ausência do Anderson Varejão. Com ele de volta, o Brasil volta a ter um dos garrafões mais fortes do Mundial?
Com certeza. O Anderson ajuda muito, traz muita energia tanto no ataque quanto na defesa. Com ele, temos um jogador a mais na rotação. É uma arma mais que temos para bater a Argentina. Ele fará a marcação em cima do Scola no garrafão.

Todos sabem de seu potencial, você foi eleito o melhor jogador da Liga Espanhola. Entretanto, este Mundial está sendo seu principal cartão de visitas para a NBA, principalmente após o jogo contra os Estados Unidos?
Com relação aos americanos talvez muitos não conhecessem bem meu jogo. Um jogo contra os Estados Unidos é sempre especial, uma grande vitrine. No geral, contra os Estados Unidos todo o time foi bem, não quero qualificar apenas o meu jogo.

Você está vivendo o melhor momento de sua carreira? Ou ainda há muita coisa boa para vir pela frente?
Estou em um momento muito bom. Mas nunca se sabe o que virá pela frente. Espero que coisas muito melhores ainda estejam para acontecer.

O Brasil enfrentará a Argentina no Dia da Independência. Em um feriado, é provável que mais gente esteja ligada na TV acompanhando o jogo. Esta é uma partida que pode fazer o brasileiro resgatar o orgulho de torcer pela seleção brasileira?
Olha, acho que é uma grande oportunidade para nosso basquete. Vamos jogar uma oitava de final, uma partida importantíssima em um 7 de setembro. Muita gente estará ligada. Será um jogo muito bonito e especial.

Qual mensagem você deixa para estes torcedores que estarão acompanhando a seleção?
A única coisa que vamos prometer é que todos se esforçarão. Vamos deixar a pele em quadra pela vitória.

E você está 100% para este confronto?
Sim, estou em ponto de bala.

LANCEPRESS
Mustafa Ozer, AFP / 

Para Splitter, jogo contra a Argentina será "muito bonito e especial"
Foto:  Mustafa Ozer, AFP


Notícias Relacionadas

05/09/2010 17h22min
Turquia vence a França e segue invicta
05/09/2010 14h34min
Eslovênia passeia em quadra e avança no Mundial de Basquete
04/09/2010 17h44min
Espanha bate Grécia e avança no Mundial
04/09/2010 17h32min
Magnano: "Para mim o Brasil é o favorito contra a Argentina"
04/09/2010 14h14min
Sérvia vence Croácia por apenas um ponto
02/09/2010 17h22min
Brasil vence a Croácia e se classifica no Mundial de Basquete
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.