Notícias

 | 31/08/2010 23h05min

Número de queimadas ultrapassa 20 por dia em Santa Catarina

Na Grande Florianópolis, foram 170 incêndios em agosto

O Corpo de Bombeiros divulgou nesta terça-feira um balanço sobre as queimadas em Santa Catarina. Em agosto, os números aumentaram de 410 no ano passado para 683 registros em 2010. A média é de 22 ocorrências de incêndios por dia no Estado.

Na Grande Florianópolis, o número de queimadas aumentou seis vezes em relação ao mesmo período do ano passado — este mês foram 170 incêndios na região.

As queimadas ocorrem, segundo os bombeiros, principalmente em regiões rurais, onde o fogo é utilizado para limpar áreas. Com os incêndios, as áreas de preservação também estão em risco.

Em Florianópolis, a rodovia SC-401 passa pela Estação Ecológica de Carijós, por exemplo. Se um motorista ou passageiro jogar uma ponta de cigarro acesa pela janela do carro e que atinja o mato seco, pode provocar uma queimada no local.

— Muitas pessoas ficam jogando as pontas dos cigarros na beira das estradas, e há um aumento considerável de ocorrências nestes locais — diz o major Salésio Rodrigues, do Corpo de Bombeiros.

O major alerta também para pessoas que costumam acampar, que evitem fazer fogo para assar carne, e pede ainda cuidado com as crianças, para que elas não brinquem com fósforos ou isqueiros próximo ao mato seco.

Provocar incêndio na vegetação é crime ambiental, sujeito a pagamento de multa, e dá cadeia: a pena varia de dois a quatro anos de prisão.

Assista à reportagem da RBS TV:

RBS TV
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.