Notícias

 | 29/08/2010 23h01min

Bombeiros registram pelo menos seis queimadas neste domingo na Grande Florianópolis

Em duas ocorrências, incêndio começou depois que moradores queimaram lixo

A estiagem agravada por atitudes imprudentes deram trabalho ao Corpo de Bombeiros neste domingo na Grande Florianópolis. Apenas na manhã e tarde, os bombeiros foram acionados seis vezes para conter queimadas. Em duas ocorrências, o fogo atingiu a vegetação depois que moradores queimaram lixo, o que não é recomendado nesta época do ano.

Os chamados ao 193 foram em Florianópolis (Campeche e Morro da Queimada), São José (Forquilinhas), Governador Celso Ramos (Armação da Piedade), Palhoça (Aririú) e Rancho Queimado. Todos foram de pequenas proporções. Mas, segundo o tenente Roberto Weingartner, do Corpo de Bombeiros na Capital, em São José e Palhoça o fogo se alastrou na mata depois que moradores tocaram fogo em lixo.

— Muita gente quer se livrar do lixo e coloca fogo. Mas com essa seca ele acaba se alastrando facilmente para a pastagem seca. Por isso as pessoas devem evitar queimar qualquer tipo de lixo próximo à vegetação — disse o oficial.

Nas margens de rodovias, os bombeiros acreditam que, geralmente, os incêndios são causados por tocos de cigarros. Neste domingo, os bombeiros usaram água e batedores para o combate, mas o helicóptero Arcanjo não precisou ser acionado.

A chance de incêndio em mata aumenta consideravelmente nesta época em razão da estiagem. O ar seco, mais quente, e a baixa umidade, favorecem os focos. Para evitá-los, os bombeiros pedem para que a população não jogue cigarros acesos nas florestas ou na beira das rodovias e não solte fogos de artifícios e balões que possam atingir a mata.

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.