Notícias

 | 05/08/2010 08h09min

Chance de neve persiste até a noite em Santa Catarina

Flocos caíram do céu durante a madrugada no Morro da Igreja, em Urubici

Atenção moradores e turistas: ainda pode voltar a nevar em Santa Catarina até a noite desta quinta-feira. Pelo menos é o que garante a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições meterológicas.

As chances são restritas às cidades da Serra e Planalto Sul, de acordo com a meteorologista Gilsânea Cruz, e diminuem ao longo do dia. A possibilidade é reduzida por que o ar deve ficar mais seco nesta quinta.

Militares da base da Aeronáutica no Morro da Igreja em Urubici, na região Serrana, acompanharam a queda dos flocos de neve durante toda a madrugada. Parou de nevar por volta das 6h. A Epagri ainda não confirmou a ocorrência do fenômeno em outras cidades.

Nas próximas horas, a baixa temperatura e o ar úmido, devido ao tempo instável, mantém a possibilidade do registro de ocorrências relacionadas ao frio rigoroso — chuva congelada e neve. 

Por volta das 7h, os termômetros de rua marcavam 1 grau Celsius (ºC) na Praça João Ribeiro, no Centro de São Joaquim, na Serra. Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, a condição ideal de temperatura na superífice para a ocorrência de neve varia entre 0ºC e 2ºC.

As temperaturas continuam baixas ao longo da quinta por causa da atuação da forte massa de ar polar. As máximas não devem passar dos 10 graus Celsius (ºC) nas cidades mais frias à tarde. 



Com relação ao tempo, o céu segue encoberto e com pancadas de chuva em boa parte dos municípios — principalmente na faixa litorânea, Planalto Sul, Norte e Vale do Itajaí.

Mais para o Oeste, a tendência é de que a nebulosidade comece a diminuir gradualmente e pare de chover. 

O frio perde força a partir de sexta-feira e o tempo fica mais seco, com aberturas de sol — condição que impossibilita o registro de neve. Apenas no Litoral o céu nublado predomina e ainda pode chover. As temperaturas voltam a subir um pouco à tarde.

Clique e navegue no site das Estações Meteorológicas

 

Dicas para aquecer seu lar
>> Lareiras portáteis aquecem a casa
>> Saiba escolher o aquecedor certo
>> O que cuidar na hora de comprar
>> A opção do piso aquecido

Turistas aproveitam a neve

A quarta-feira vai ficar na memória de moradores e turistas que estavam nas localidades onde nevou em Santa Catarina. Foi o dia perfeito para fotos de recordação de uma das maiores nevascas da história no Estado. Há uma década que não nevava tanto.

O fenômeno foi registrado em pelo menos 10 municípios, segundo a Epagri. A neve foi confirmada em Urupema, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Anita Garibaldi, Ponte Alta, Curitibanos, Santa Cecília, na Serra, e em Orleans e Urussanga, no Sul.

Internautas relataram neve também em Otacílio Costa, São José do Cerrito e Rio do Sul, mas as informações não foram confirmadas pela meteorologia.

Em São Joaquim, um dos principais destinos turísticos do inverno, a rede hoteleira já começa a comemorar o aumento da taxa de ocupação por causa da neve. A maioria dos hotéis e pousadas da região tiveram aumento no número de hóspedes, que passaram a madrugada à espera da neve.

Na região, de acordo com o repórter Pablo Gomes, nevou até por volta das 20h em São Joaquim e das 22h em Urupema.

Hospedagem e gastronomia
>> Aproveite o frio na Serra Catarinense
>> Esquente-se com pratos típicos de inverno

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.