Notícias

 | 03/08/2010 08h09min

Cresce a expectativa do registro de neve em Santa Catarina

Terça-feira tem predomínio de nuvens e temperaturas baixas em todas as regiões

Depois do registro de neve na noite de segunda-feira na Serra Gaúcha, Santa Catarina amanhece sob a expectativa da ocorrência do fenômeno em cidades do Estado nesta terça.

A possibilidade, apesar de remota, é maior entre terça e quarta-feira, adianta Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia. O frio rigoroso, condição para a formação dos flocos de neve, continua durante as próximas horas.

Pelo menos na superfície, onde as mínimas nas primeiras horas desta manhã voltaram a ficar negativas. A temperatura entre 0h e 6h chegou a -2,4 graus Celsius (ºC) em Urubici, na Serra Catarinense, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os registros também ficaram próximos de 0ºC nas demais cidades da região e em torno de 5ºC no Oeste e Meio-Oeste. Nas demais áreas, as mínimas variaram entre 8ºC e 11ºC.

Em todas as cidades, a sensação de frio é intensificada pela ação do vento, que sopra do quadrante Sul com intensidade fraca a moderada. 



—  Para a formação da neve é necessário que o ar esteja numa temperatura baixa em todas as camadas entre as nuvens e a superfície, o que não vem ocorrendo em cidades catarinenses. Mas não dá para se descartar a possibilidade de um fato isolado, como o que houve no Rio Grande do Sul — ressalta Puchalski.

Ele explica que é mais provável a ocorrência da chuva congelada (quando flocos de neve se transformam ao passar por camadas mais aquecidas da atmosfera e caem na superfície sob a forma de gotas d´água congeladas) ou chuva congelante ( chuva transforma-se em gelo no contato com a superfície resfriada).

A última ocorrência confirmada de neve em uma cidade catarinense ocorreu no dia 15 de julho, quando nevou por cerca de 15 minutos na comunidade de Limeira em Luzerna, no Meio-Oeste.

Tempo segue instável

Além do frio e do vento, catarinenses ou visitantes têm de enfrentar um dia de tempo instável nesta terça-feira. O céu continua encoberto na maioria das cidades, com nuvens mais baixas que provocam chuviscos ao longo do dia — principalmente na faixa entre a Grande Florianópolis e o Norte, passando pelo Vale do Itajaí.

Pela manhã, a nebulosidade é maior no Litoral Sul. Nas demais regiões, mais para o Oeste, haverá grande variação de nuvens e podem ocorrer rápidas aberturas de sol.

Durante todo o dia, as temperaturas seguem baixas. A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições meteorológicas, indica máximas abaixo dos 16ºC em todas as regiões.

A condição deve se repetir na quarta-feira, com a continuidade do frio e do tempo instável.

Nevoeiros

Os motoristas devem estar atentos às condições de visibilidade nas estradas e rodovias do Estado. Está prevista a formação de nevoeiros em todas as regiões nesta terça-feira, os quais devem se dissipar ao longo da manhã.

Neve no RS

Com 2ºC de temperatura, moradores e visitantes que estavam em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, foram surpreendidos pela formação de neve por volta das 23h de segunda-feira. Foi o primeiro registro do fenômeno no Estado em 2010.

Por causa da chuva, os flocos de gelo derretiam rápido. A neve parou de cair por volta da 1h da madrugada desta terça.

Confira a previsão para os próximos dias


Clique e navegue no site das Estações Meteorológicas

 

Leia dicas para aquecer a casa
>> Saiba escolher o aquecedor certo
>> O que cuidar na hora de comprar
>> A opção do piso aquecido

DIARIO.COM.BR
Saiba mais
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Registros entre 0h e 6h
Urubici: -2,4ºC
São Joaquim: 0ºC
Xanxerê: 4,8ºC
São Miguel do Oeste: 4,8ºC
Joaçaba: 5,9ºC
Curitibanos: 6ºC
Ituporanga: 7,2ºC
Caçador: 7,7ºC
Urussanga: 8,3ºC
Araranguá: 8,5ºC
Indaial: 9,9ºC
Itajaí: 10,4ºC
Florianópolis: 11,1
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.