Notícias

Clima  | 05/07/2010 16h17min

Segunda de sol e calor antecede chuva, frio e rajadas de vento de até 70km/h

Avanço da instabilidade será lento, mas suficiente para mexer com a temperatura em solo gaúcho

Fez bem quem aproveitou a segunda-feira de sol e calor no Estado. A partir desta terça-feira, o tempo no Rio Grande do Sul deve mudar, e a massa de ar seco que está sobre grande parte da Região Sul dá lugar a uma frente fria. O avanço da instabilidade será lento, mas suficiente para mexer com a temperatura em solo gaúcho nos próximos dias.

Faz sol na sua cidade? Mande fotos

Acompanhe a meteorologia no Estado em tempo real

No final da tarde, a aproximação da frente fria aumenta a instabilidade na fronteira com o Uruguai. Devido ao bloqueio atmosférico formado pela forte massa de ar seco que cobre grande parte do país, o sistema ainda não tem força o suficiente para avançar sobre a Região Sul. Portanto, as chuvas ocorrem no fim do dia e de forma bastante irregular entre Uruguaiana e o Chuí. O restante do Estado continua seco e bastante abafado à tarde.

Na terça-feira, a frente fria ainda encontra bastante dificuldade em avançar pelo Rio Grande do Sul. Chuva apenas para região de fronteira com o Uruguai, extremo oeste e no sul gaúcho, onde as rajadas de ventos podem alcançar até 70 km/h. Já o noroeste, norte e nordeste do RS continuam secos. Os ventos de quadrante norte garantem mais uma tarde abafada. Máximas, em geral, entre 23ºC e 28ºC.

Veranico para levar cachorro ao parque

Moradora da região do Parque Moinhos de Vento, na Capital, a modelo Melise Luzardo, de 22 anos, curtiu o veranico em pleno inverno para passear com sua Golden Retrivier, Nina.

— Eu acho ótimo esse calorzinho, ainda mais para quem tem cachorro. É ótimo para pegar um sol. Com chuva, o bichinho fica preso — comemora a jovem.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Quarta-feira
A frente fria avança pelo território gaúcho. Mesmo assim, não há previsão de chuvas generalizadas e grandes volumes. Os maiores acumulados, até 20 milímetros, atingem o sul e partes da fronteira com o Uruguai. Já nas Missões e região central, o sistema gera mais nuvens do que propriamente chuva. Em Porto Alegre, não deve chover.

Quinta-feira
As chuvas ganham força e o tempo fica fechado entre o oeste, centro e Grande Porto Alegre. Nestas regiões o acumulado em 24h pode alcançar 30 milímetros. Já no extremo noroeste e sul gaúcho, a chance de chuva é remota. A grande quantidade de nuvens e a entrada dos ventos frios de quadrante sul provocam queda de temperatura. Em Bagé a máxima não passa dos 13°C e cai a 6°C à noite.

Sexta-feira
Na sexta-feira a frente fria avança um pouco mais para o norte do RS e deixa o tempo seco e frio na fronteira com o Uruguai, enquanto isto, na metade norte do estado há pancadas de chuva geralmente de fraca intensidade. Temperatura variando entre 7ºC e 22°C. Em Porto Alegre nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia.

Sábado
A massa de ar seco e frio domina o Estado, na metade sul predomina o sol e na metade norte o tempo começa com nuvens e depois abre sol. Temperatura variando entre a mínima de 2°C e a máxima de 23°C. Em Porto Alegre tem nuvens no começo do dia a tarde promete muito sol.

Domingo
O frio diminuirá de intensidade em função do ar frio e seco ter deslocamento rápido em direção ao mar e, especialmente à tarde, teremos a ocorrência de pancadas de chuva sobre o Estado. Temperatura variando entre a mínima de 5°C e a máxima de 25°C.

Leia mais no blog da Central de Meteorologia da RBS.

Em vídeo, veja como foi o primeiro dia de inverno:
Omar Junior


Em gráfico, entenda a chegada da nova estação:

Assista ao vídeo da previsão do tempo:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.