| 02/07/2010 08h34min
Passar o aniversário longe de casa faz parte da rotina de um atleta, e com o levantador da seleção brasileira masculina de vôlei, Bruno, não é diferente nos últimos três anos. Bruno está completando 24 anos nesta sexta, na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul, onde joga este fim de semana pela Liga Mundial. O jogador é uma das revelações nacionais na posição e tem aprendido com a troca de experiências na seleção.
– Aprendo muito com os jogadores mais experientes da seleção. O Giba é um grande exemplo. Ele pode não estar bem num dia, mas jamais deixa isso transparecer. Nas minhas reflexões, sei que posso melhorar nesse aspecto também – completa.
– Passo o aniversário com minha segunda família pelo terceiro ano consecutivo. Já passei na Sérvia, na Finlândia, e agora, na Coreia. Mas, se eu estiver todo ano fazendo parte da seleção, fico feliz – completa Bruno.
O técnico da seleção brasileira - e pai de Bruno -, Bernardinho, lembra que, nos últimos 20 anos, apenas em quatro oportunidades passou com a família.
– O esporte foi uma escola interessante na vida do Bruno. Ele saiu cedo de casa para ter sua própria vida e aprendeu muito nessa estrada. Todo pai quer o melhor para o filho, mas também existe uma pressão grande. Sei que, às vezes, cobro demais dele. O mais importante é que ele se realize no que escolheu. Se dedique e percorra a estrada que optou da melhor maneira possível. O sucesso provém da sensação de que ele fez o melhor – ressalta o técnico da seleção brasileira.
O maior presente de aniversário que Bruno pretende receber, como não poderia deixar de ser, é a vitória nos dois jogos contra os sul-coreanos neste sábado e no domingo. Mas o levantador da seleção brasileira vai mais além. Quer melhorar cada vez mais na carreira.
– O que passamos no último ano me fez amadurecer. Mas também sei que tenho minhas deficiências e que tenho que melhorar. Me cobro muito, e essa auto-cobrança por um lado é boa, porque não me acomodo nunca. Por outro lado, sei que é excessiva. Herdei isso do meu pai – admite Bruno.
Brasil e Coreia do Sul jogarão às 2h (horário de Brasília) neste sábado e domingo. As duas partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.