Notícias

 | 02/07/2010 05h17min

Febre laranja contagia a Holanda

Cor da seleção do país enfeita até comidas

Mariângela Guimarães, Especial/Amsterdã

Os torcedores holandeses já não sabem mais onde pendurar adereços com a cor de sua seleção. Nas padarias, é difícil encontrar um doce sem cobertura ou confeitos alaranjados. Até açougues estão oferecendo linguiça alaranjada e carne marinada em molho laranja — isso porque também na Holanda churrasco (à moda europeia) e futebol é uma combinação certeira.

A partida será às 16h para os holandeses, portanto em horário comercial. Nada deixa de funcionar, mas algumas empresas estão liberando os funcionários mais cedo e outras montando telões no local de trabalho. É comum entre os holandeses não trabalhar em horário integral — são quatro, três ou até só dois dias na semana, por exemplo. A sexta-feira é o mais comum dia livre, então muita gente estará de folga.

Em Amsterdã, um mega-telão será colocado na Museumplein, a praça dos museus, no centro da cidade, e outro no Westergasterras, na região oeste da capital holandesa. Em Roterdã, o jogo poderá ser visto no Zuiderpark, mas no centro os mega-telões não serão permitidos.

Como a previsão é de altas temperaturas — o calor pode chegar a 34ºC —, clubes e bares nas praias estão apostando nos telões para atrair público. A prefeitura de Amsterdã exigiu que nos locais em que se espera grande concentração de torcedores haja água potável suficiente para distribuição gratuita.

Mas apesar da febre Oranje ter tomado conta do país, quando questionados sobre a partida Brasil x Holanda, muitos torcedores holandeses acreditam que quem vai levar a melhor é o Brasil. Já os comentários na imprensa são mais otimistas. Mesmo com as ressalvas em relação à qualidade da atuação da seleção holandesa, jornalistas e celebridades do esporte acreditam que não falta potencial à equipe de Bert van Marwijk e apostam numa vitória.

Nos jornais de ontem, várias matérias destacavam encontros anteriores das duas seleções nas Copas de 1974, 1994 e 1998 — os dois últimos vencidos pelo Brasil. O NRC Handelsblad, um dos principais diários do país, abriu o caderno de esportes com o título 'Déjà vu: Nederland en Brazilië', que dispensa tradução.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.