Notícias

Geral  | 28/06/2010 21h01min

RS registra grandes variações térmicas, geada e nevoeiro na primeira semana de inverno

Expectativa para os próximos meses é da continuidade dessa alternância de frio e períodos mais quentes

Hoje faz uma semana que o inverno começou (dia 21, às 8h28min) no Hemisfério Sul e nestes primeiros dias da estação, foram registradas temperaturas negativas, geada forte, nevoeiro e calor de quase de 30°C.

No dia 22, a mínima foi de -1,5°C em Quaraí e já no dia 24 a temperatura chegou a 29,4°C em Iraí. O Estado está localizado em latitudes médias e, por isso, permite a atuação de massas de ar tropical (quente e úmida) e de origem polar (fria e seca) que são as responsáveis pelo sobe e desce dos termômetros.

Além das variações térmicas nesta primeira semana do inverno, ocorreram mudanças na umidade relativa do ar, que disparou de 20% na quarta-feira a tarde para mais de 80% na quinta-feira.

Além da chuvarada registrada na madrugada de sábado na Capital, com quase 80mm segundo a estação oficial do INMET. Esse volume contribuiu para fazer com que o mês de junho registrasse 71% de chuva acima da média histórica do mês.

Enquanto que em 2010 Porto Alegre registrou 204mm de chuva no mês de junho, em 2009 choveu apenas 50,8 mm, ou seja, junho de 2010 foi quatro vezes mais chuvoso do que no ano passado.

Ouça a previsão do tempo com Estael Sias:


Próximos dias

A frente fria avança pela Região Sul, mas traz mais nuvens que chuva e declínio da temperatura. A máxima permanece baixa em boa parte do Rio Grande do Sul, variando entre 15°C e 20°C. A mínima também cai e varia entre 3°C e 5°C na fronteira com o Uruguai.

Na quarta-feira, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens na maior parte da Região Sul. O frio da madrugada diminui no Rio Grande do Sul. Já a temperatura máxima permanece baixa na Fronteira, mas volta a aumentar no centro e norte do Estado. Até pelo menos o dia 7 de julho, as simulações não indicam chuvas sobre a Região Sul.

Próximos meses

Essas mudanças repentinas nas condições atmosféricas são marcantes nos meses de outono, período de transição, mas, apesar do inverno ter começado, essa característica não deve deixar o Estado.

A expectativa para os próximos meses é da continuidade dessa alternância de frio e períodos mais quentes. Esse contraste de temperatura exige atenção já que pode ser um deflagrador de eventos extremos de chuva.

Com o desenvolvimento do fenômeno climático La Niña ao longo dos próximos meses, a tendência é de que o inverno termine com tempo mais seco e com períodos de frio mais intensos e frequentes.

As informações são do blog da Central de Meteorologia da RBS.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.