Esportes | 26/06/2010 10h10min
O novo campeão do Gauchão Série B será conhecido na noite deste sábado. O Lajeadense recebe o Cruzeiro às 20h30min (horário de Brasília) no Estádio Florestal. As duas equipes já estão garantidas na Série A de 2010. A primeira partida, realizada em Porto Alegre, teve empate em 1 a 1.
A equipe que vencer leva a taça. Ao time de Lajeado, serve um empate sem gols, já que o saldo qualificado de gols é critério de desempate. Um novo 1 a 1 leva a disputa para as cobranças de pênalti, sem prorrogação, e qualquer outro resultado de igualdade dá a taça ao time de Porto Alegre.
Ainda festejando o acesso ao Gauchão de 2010, cada time tem sua história. Confira:
Lajeadense: centenário entre os grandes
Em uma tarde qualquer, muito antes do começo da Segundona, cerca de 20 jogadores do Lajeadense plantavam Azevém – um tipo de grama – no gramado do Estádio Florestal. Tinham em mente um objetivo: passar o centenário do clube na primeira divisão gaúcha. Não sabiam se isso aconteceria.
A cada jogo disputado, o ritual era o mesmo: cuidavam do gramado como se fosse seu próprio quintal. Tapavam buracos com areia, plantavam grama, pintavam as marcações. Tanta entrega e união era vista no vestiário, minutos antes de uma partida.
– No vestiário a idea era a mesma: é mais uma guerra. Os olhos deles (jogadores) brilhavam – disse Everton Giovanella, diretor de futebol do Lajeadense.
Cristiano Beato, 24 anos, um dos líderes do time, observava os companheiros e o ambiente descontraído e enchia-se de orgulho. Mesmo com passagens por Guarani, Cruzeiro e Corinthians B, esse grupo jamais lhe sairá da memória.
– Jamais vou esquecer. E daqui a cem anos ainda vão lembrar o grupo que subiu – afirma Cristiano Beato.
Jogo após jogo, batalha após batalha, as dificuldades foram vencidas. E o Alviazul conquistou seu principal objetivo: vai comemorar seu centenário em 2011 na primeirona gaúcha.
Cruzeiro: mudança à vista
No Gauchão de 2011, a Capital será representada por cinco times. Entre Inter, Grêmio, Porto Alegre e São José aparece o Cruzeiro, que retorna após 32 anos de reclusão da elite futebolística do RS. O Estrelado não fez uma má campanha em 1978, porém, por motivos diversos, pediu licença do futebol profissional naquele ano. A direção estuda uma mudança de endereço, quem sabe até de cidade. O clube estuda uma cidade da Região Metropolitana para construir sua nova arena.
– Precisaríamos de R$ 2 milhões para reformar o Estrelão. Não temos esse dinheiro. A venda é uma estratégia para viabilizar um projeto a longo prazo – explica o presidente Dirceu de Castro.
Com a venda, o Cruzeiro pretende construir uma nova arena com cerca de 13 mil lugares e centro de treinamento. Na Capital, ficaria só a secretaria ou campo suplementar. Assim, o Cruzeiro-PA, em um futuro próximo, pode acabar sendo identificado como Cruzeiro da Grande Porto Alegre.
ZERO HORA E CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.