Esportes | 03/06/2010 19h20min
O Flamengo venceu o Universo por 94 a 74 na tarde desta quinta na Arena HSBC, no Rio de Janeiro, no quarto jogo da série que decide o título do NBB 2009/2010. Com a vitória, o time carioca empatou o play-off em 2 a 2. O título será decidido no último jogo, marcado para as 10h deste domingo em Anápolis.
A partida contou com um grande público. Entre os expectadores, estava o ala-armador Leandrinho, do Phoenix Suns. O astro viu o companheiro de seleção brasileira Marcelinho marcar apenas dois pontos. Já Duda Machado, irmão de Marcelinho, foi o cestinha do confronto com, 20.
– Foi uma partida atípica para mim. Não estou acostumado a assistir a partida do banco de reservas. Mas foi bom, porque provou a qualidade do nosso grupo. Foi a vitória do conjunto – disse Marcelinho ao final da partida.
Com uma defesa agressiva, o Flamengo minou os pontos fortes do Universo e foi logo abrindo vantagem. Com grande atuação do ala-pivô gaúcho Guilherme Teichmann dentro do garrafão, e do ala Duda nas bolas de três, o atual campeão do NBB abriu 10 pontos de vantagem com apenas quatro minutos jogados. O time de Brasília tinha muitas dificuldades no ataque, graças à forte marcação sobre Alex, Arthur e Guilherme Giovanonni.
A menos de três minutos do fim do período, o ala Marcelinho, do Flamengo, tomou falta técnica que possibilitou ao Universo diminuir um pouco a vantagem (21 a 14). Uma bola de três pontos de Guilherme no final do primeiro quarto levou a diferença para apenas seis pontos (25 a 19).
O Universo começou o segundo quarto mais disposto, e diminuiu o marcador (27 a 24). O Flamengo não desanimou e, com boas atuações do armador Hélio e do ala-pivô Jefferson, recuperou boa vantagem no placar (36 a 28). A partir da metade do período, o time brasiliense apertou a marcação e conseguiu voltar para o jogo, ficando quatro pontos atrás (36 a 32).
Faltando menos de dois minutos para o término do primeiro tempo, Jefferson acertou uma bola de três pontos da zona morta e levou sua equipe a liderar o marcador por 40 a 32. O primeiro tempo terminou em 40 a 32 para a equipe carioca. Duda e Teichmann, do Flamengo, foram os cestinhas da primeira etapa com 12 pontos cada. Guilherme foi o principal pontuador do Universo, com 10.
O Flamengo voltou melhor do intervalo e logo abriu 11 pontos de vantagem (48 a 37). O Universo não achava uma maneira de parar a equipe carioca, que ampliou a diferença para 53 a 40, mesmo tendo seu principal jogador o ala Marcelinho fora de quadra e sem anotar pontos.
A pouco mais de cinco minutos para o fim, o técnico Lula Ferreira parou o jogo, mas o tempo técnico não surtiu efeito e o Flamengo manteve os 13 pontos de diferença em grande parte do período. Cometendo muitos erros no ataque, o Universo não conseguia encostar no placar. Por sua vez, o time carioca mantinha a agressividade, tomando conta do garrafão. A equipe da capital federal começou a ficar nervosa em quadra. Uma bola de três de Valtinho finalizou o terceiro período de jogo (66 a 56).
O quarto final teve início com uma bola de três pontos de Fred. O Flamengo não dava chances aos visitantes, que desperdiçavam bolas bobas. Wagner dominava o garrafão, e Duda continuava com a mão calibrada. Assim, o time da casa abriu 19 pontos de vantagem (78 a 59) a sete minutos do fim do jogo.
O emocional começou a pesar e Alex, do Universo, tomou uma falta antidesportiva. Faltando pouco mais de cinco minutos para o final, Marcelinho, que havia jogado apenas o primeiro quarto, voltou para a partida. Empurrado pela torcida, o Flamengo continuou a mandar na partida e abriu 21 pontos (84 a 63). Sem reação por parte de um desanimado e nervoso Universo, o time da casa fechou a partida em 94 a 74, empatando a série final do NBB.
– Hoje nós fizemos uma grande partida. Entramos focados, controlamos o jogo o tempo todo e conquistamos uma vitória muito importante – disse o armador Hélio, do Flamengo, autor de 10 pontos e três assistências pelo Flamengo.
Se pelos lados do Flamengo tudo ocorreu com perfeição, do lado do Universo ficou a constatação de uma péssima atuação.
– Perdemos a partida no segundo tempo. Atacamos mal e defendemos mal. O Flamengo foi melhor e mereceu vencer – afirmou o técnico Lula Ferreira.
O armador Valtinho concorda com o treinador:
– O time foi irreconhecível, não marcamos bem e falhamos muito no ataque.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.