| 30/05/2010 14h13min
O mando de quadra mais uma vez fez diferença e agora o Brasília está a apenas uma vitória de conquistar o primeiro título no Novo Basquete Brasil (NBB). Neste domingo, a equipe da capital fez 85 a 84 no Flamengo.
O armador Alex foi o destaque do Brasília, com um duplo-duplo de 17 pontos e 13 rebotes. Pelo Flamengo, Duda terminou como cestinha da equipe e da partida, com 22 pontos.
Diferentemente dos dois primeiros jogos, nos quais o Flamengo começou arrasador, desta vez quem quis tomar as rédeas logo no início foi o Brasília.
Arthur, que era dúvida por causa de uma luxação no ombro direito, teve um bom início e impulsionou a equipe, que abriu rapidamente 8 a 2, obrigando o técnico Paulo Chupeta a parar o jogo. O ala-armador, por sinal, conseguiu fechar o primeiro tempo todo, com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
A pausa rapidamente surtiu efeito e as ações foram se equilibrando pouco a pouco. Tanto que não demorou muito para o Flamengo assumir a liderança em uma bela enterrada de Guilherme Teichmann. O ala-pivô, aliás, fez um ótimo primeiro período e terminou com sete pontos.
Com as duas equipes em um bom momento, o primeiro quarto terminou com empate em 21 a 21.
Como já virou costume, Lula voltou com Nezinho para o segundo quarto e o Brasília subiu de rendimento nos minutos iniciais. Outra alteração que surtiu efeito foi a entrada de Cipriano, que conseguiu rebotes importantes.
Com os nervos à flor da pele, outra característica desta série, Jefferson exagerou na reclamação e tomou uma falta técnica, permitindo à equipe brasiliense abrir seis pontos.
Cestinha da segunda partida, com 41 pontos, Marcelinho Machado esteve apagado no primeiro tempo. Além de converter apenas dois chutes de três, cometeu três faltas.
A entrada de Fred deu um fôlego novo para o Flamengo, que foi para o vestiário apenas quatro pontos atrás: 42 a 38.
Para poupar Marcelinho por causa das faltas, Chupeta voltou para a quadra sem o capitão. E foi exatamente a partir daí que o Brasília conseguiu se impor e garantir o segundo triunfo na série. Muito deste crescimento foi por conta da excelente atuação do ala Alex. Não apenas na parte ofensiva, com infiltrações e tiros do perímetro, mas especialmente na defesa, onde apanhou rebotes, roubou bolas e deu dois tocos.
Em um momento de descontrole do Flamengo, a vantagem chegou a subir para 12 pontos em uma enterrada do pivô Estevam. Para piorar, Vitor Boccardo errou sozinho uma bandeja.
O último quarto teve uma reação espetacular do Flamengo, que foi liderado por Duda. Nos últimos segundos, uma cesta de três pontos de Jefferson colocou a equipe carioca em vantagem no placar. No entanto, Guilherme Giovanonni mostrou frieza nos lances livres e garantiu o triunfo do Brasília.
Após o fim da partida, a torcida brasiliense invadiu a quadra e teve início uma grande confusão que deixou torcedores e jogadores feridos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.