Notícias

 | 26/05/2010 10h54min

Estrutura do Ironman é gigantesca

Quase três mil pessoas são envolvidas de forma direta e indireta no evento

Cristiano Rigo Dalcin  |  cristiano.dalcin@diario.com.br

Se as distâncias percorridas pelos 1.650 triatletas no Ironman Brasil 2010 no próximo domingo impressionam, o que se pode dizer da estrutura do evento?  São toneladas de equipamentos e alimentos e quase três mil pessoas envolvidas de forma direta e indireta para garantir segurança na prova, satisfação aos competidores  e conforto para o público.

Após nove anos de evento, o Ironman Brasil tem um manual operacional com detalhes necessários para organizar a prova. De acordo com Mauro Tonon, que divide a direção técnica com a presidente da Federação Catarinense de Triatlo, Naida Freitas, o diferencial da Ironman Brasil é a estrutura oferecida no Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional.

— Aqui a gente congrega tudo numa área só. Mas todo ano tem uma situação diferente e isso é normal em relação ao tamanho do evento — ressalta.

A realização do Ironman Brasil nos últimos anos tornou a competição regular e facilitou o trabalho da organização, que tenta conciliar a prova com a vida da cidade. Desde a semana passada, faixas estão espalhadas pelos elevados da SC-401 e na Via Expressa Sul para chamar atenção dos motoristas sobre a prova de domingo e as alterações no trânsito nos locais usados como percurso do ciclismo.

Entre as situações diferentes, esse ano surgiu a chuva intensa, que abriu buracos nos trechos do percurso do ciclismo. Resultado: uma força tarefa foi acionada na segunda-feira para contornar o problema e não atrapalhar a prova de ciclismo. Segundo Tonon, o esporte sobre duas rodas é o que  mais exige, devido ao tempo de prova e o espaço territorial usado. Sete caminhões demarcam o percurso com cinco mil cones próprios da empresa promotora, além de retirar os tachões que após a prova serão colocados novamente. Os cones são colocados à noite, horas antes da largada, e uma última vistoria é feita para evitar mudanças provocadas por motoristas "distraídos" que retornam das festas noturnas.

Os voluntários são parte do staff (mão de obra) do evento. São 1,6 mil, na maioria estudantes de Educação Física. Alguns são convidados, outros foram inscritos pelo site. Têm voluntários de fora do país, e de outros estados. Para participar, eles recebem alimentação, transporte, convite para festa de encerramento, capa de chuva e certificado de participação. O diferencial desse staff é falar outros idiomas.

— Estamos formando pessoal para ter um turismo de qualidade. Além de ser um evento esportivo, é um evento turístico — explica Tonon.

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.