Notícias

 | 24/05/2010 18h21min

Bicampeã do Ironman na Ilha, Fernanda Keller diz que Brasil tem que aprender com Florianópolis

Triatleta não confirmou participação na prova por causa de participação em conferência em Londres

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

Bicampeã do Ironman em Florianópolis, a niteroiense Fernanda Keller ainda não sabe se poderá participar da edição deste ano. O instituto que leva seu nome participará de uma conferência sobre saúde e nutrição infantil em Londres nesta quarta-feira, e Keller terá que mostrar a velocidade das provas para estar presente na largada no próximo domingo, dia 30, às 7h, em Jurerê Internacional. Ela, no entanto, garante que estará na Ilha até o final de semana: "De alguma forma vou participar".

Aos 47 anos, Fernanda Keller é considerada uma das maiores triatletas brasileiras, senão a maior. Ela já participou 22 vezes da final do Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí, e ficou entre as dez melhores em 14 oportunidades. Em Florianópolis foi a mais rápida do feminino em 2004 e 2008, colecionando ainda três segundos lugares. Mesmo em dúvida sobre a participação no próximo domingo, a atleta não pensa em outro resultado que não a vitória:

— Eu treinei bastante. Acho que nenhum atleta profissional compete sem pensar em vencer. Quem fala que não quer vencer, no íntimo quer sim — declarou, em entrevista ao clicEsportes.

A disputa pelo título feminino terá a forte concorrência da americana Dede Griesbauer, vencedora em 2009, além das presenças da também americana Hillary Biscay e da canadense Tereza Macel. Para Keller, no entanto, é pensando no próprio desempenho e não no das adversárias que ela pode superá-las:

— Nunca estudei adversárias, só penso no que eu posso melhorar. (O atleta) tem que fazer o máximo o tempo inteiro, buscar fazer o melhor.

Fernanda também rasgou elogios a Florianópolis e à torcida que os moradores da Ilha fazem todos os anos durante o Ironman. A triatleta afirmou ainda ter acompanhado à distância a polêmica sobre o aumento nas passagens de ônibus na Capital, e louvou a mobilização dos protestantes:

— Adoro Florianópolis, é um show a oportunidade de competir aí todo ano. As pessoas incentivam muito. Acho que o Brasil tem muito o que aprender (com Florianópolis), as pessoas não aceitam o aumento da passagem de ônibus. Espero que o Ironman em Florianópolis contribua para a imagem do País lá fora — encerrou.

CLICESPORTES
Daniel Conzi  / 

Mesmo sem confirmar participação, Fernanda Keller diz que treinou bastante para a prova em Florianópolis
Foto:  Daniel Conzi


Notícias Relacionadas

23/05/2010 15h56min
Competidora entra na reta final de treinos para o Ironman Brasil
21/05/2010 20h12min
Morro entre Jurerê e Canasvieiras é o trecho mais desgastante do Ironman em Florianópolis
20/05/2010 16h33min
Uso dos equipamentos certos é parte importante do Ironman
19/05/2010 16h38min
Seletiva de Florianópolis classificará 50 atletas para a final mundial do Ironman no Havaí
18/05/2010 19h09min
Ironman completa dez anos em Florianópolis com prova no dia 30
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.