| 05/05/2010 19h26min
Todos os anos a cena se repete: terminada a Série A do Gauchão, os clubes são divididos entre os que se mantêm na ativa, com as disputas de certames regionais ou mesmo nacionais, e os que fecham as portas ou diminuem drasticamente os investimentos até o Estadual seguinte. Com jogadores e técnicos, ocorre uma verdadeira dança das cadeiras, com uma debandada para outras equipes. Até a próxima sexta-feira, o clicEsportes vai mostrar a situação dos times que participaram da primeira divisão gaúcha — com exceção da dupla Gre-Nal.
O desempenho aquém do esperado no Gauchão não preocupa o Juventude para o segundo semestre. Segundo a direção alviverde, o Estadual serviu de laboratório para o campeonato que realmente interessa em 2010: a Série C do Brasileirão. O clube pretende começar a retomar o terreno perdido com dois rebaixamentos em um intervalo de dois anos.
— O Gauchão serviu para avaliarmos o nosso plantel. A Série C é o nosso principal objetivo de 2010 — afirma o presidente Milton Scola.
Com base nessas análises, o elenco do Juventude passou por uma grande reformulação. Doze jogadores que disputaram o Gauchão foram dispensados (confira o quadro abaixo). O volante Lauro, um dos maiores ídolo da papada nos 97 anos de história do clube, também não vestirá mais a camisa alviverde — um cargo fora das quatro linhas foi oferecido a ele.
Vários reforços já desembarcaram no Alfredo Jaconi. No total, 23 jogadores iniciaram a preparação para a Série C. Entre eles, cinco promovidos das categorias de base: os goleiros Carlão e Follmam, o zagueiro Bressan, o volante Gustavo e o atacante Hiago. O grupo, no entanto, ainda não está fechado. A direção pretende contratar mais três ou quatro jogadores, todos meio-campistas e atacanets.
— Queremos mesclar juventude com experiência — destaca o presidente.
Com o rebaixamento para a Série C, o Juventude perdeu a verba das cotas de televisionamento dos jogos, uma receita importante para os clubes de médio e grande porte. Os recursos para contratações se tornaram escassos. Por isso a aposta nos pratas da casa. Apesar das dificuldades, a direção acredita estar formando um gurpo competitivo, capaz de conseguir o acesso.
— A nossa receite diminuiu drasticamente. Estamos trabalhando dentro dessa nova realidade. Mas estou otimista, estamos montando um bom grupo — diz.
Faltando mais de dois meses para o o início da Série C, marcada para 18 de julho, a direção também se esforça para fechar alguns amistosos antes da estreia. Como o fórmula do campeonato é diferente das séries A e B, com apenas oitos jogos na primeira fase, seguidos de confrontos eliminatórias nas fases seguinte, qualquer erro pode significar uma eliminação precoce.
— É um campeonato de tiro curto. Não o jogamos há muito tempo, mas sabemos das dificuldades que o nosso co-irmão (Caxias) enfrentou nos últimos anos. Temos de estar bem preparados — considera Scola.
O Juventude está no Grupo D da Série C, ao lado de Caxias, Brasil-Pe, Chapecoense e Criciúma, ambos de Santa Catarina. Dois times de cada grupo classificam-se para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e finais. Quatro clubes sobem para a Série B de 2011, enquanto os outros quatros serão rebaixados para a Série D.
CLICESPORTESNOVA FOTOGRAFIA |
Confira as mudanças no elenco alviverde |
---|
QUEM SAIU Goleiros: Silvio Luiz e Tiago Rocha Lateral direito: Carlinhos Zagueiros: Ferreira e Jorge Fellipe Lateral esquerdo: Gustavo Goiano Volante: Edenilso Meias: Bruno, Roberson, Danilo Rios e Júlio Paulista Atacantes: Marcos Denner e Amoroso |
QUEM FICOU Goleiros: Carlão e Follman Lateral direto: Luiz Felipe Zagueiros: Fred, Bressan e Victor Lateral esquerdo: Calisto Volantes: Umberto, Julio César, Gustavo e Tiago Renz Meias: Alan, Fabrício e Jander Atacantes: Diego Rosa, Maycon e Hiago |
QUEM CHEGOU Goleiro: Jonatas Zagueiros: Rafael, Bruno Salvador, Edson Borges Lateral direito: Celsinho Volante: Everton Meio-campistas: Cristiano, Christian Atacante: Júlio Madureira, Ismael |
Técnico: Osmar Loss |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.