| 25/01/2010 21h46min
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) promete divulgar nesta terça-feira se a ginasta Daiane dos Santos sofrerá punição por ter testado positivo em exame antidoping no ano passado. Otimista, o advogado da atleta, Cristiano Caus, acredita na absolvição de sua cliente. Sua tese é baseada no artigo 10.4 das normas antidoping da entidade.
– Se conseguirmos comprovar que a Daiane usou um remédio com substância proibida (furosemida) em um tratamento estético, e não para ter vantagem nas competições, ela poderá ser absolvida – disse o advogado, que acompanhou a ginasta durante a audiência de defesa, no dia 18 de dezembro, na sede da FIG, em Lausanne, na Suíça.
Segundo Caus, o otimismo em relação a um resultado favorável à sua cliente também vem de outros fatores. O advogado lembrou que não houve uma suspensão preliminar depois da divulgação do doping, a postura de Daiane em falar claramente do assunto e a apresentação de uma declaração da médica com a receita do tratamento estético.
Outro dado que pode favorecer Daiane foi o modo como a Comissão Disciplinar da FIG recebeu o depoimento da ginasta. Em nota divulgada em 21 de dezembro, a comissão descreveu o depoimento como "positivo, transparente e construtivo".
– A Daiane se emocionou muito na audiência, que teve uma parte formal e outra informal, até para deixar à vontade o atleta que não está acostumado – afirmou o advogado.
A FIG, no entanto, ressaltou que Daiane só foi julgada porque não apresentou requisito para poder utilizar uma substância proibida em tratamento terapêutico.
Se for punida com pelo menos seis meses de suspensão, Daiane não poderá disputar a Olimpíada de Londres-2012, segundo nova regra do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O que diz o artigo 10.4A eliminação ou redução de um período de suspensão pode ocorrer caso o ginasta prove que a substância encontrada não era para ganhos esportivos ou para mascarar o uso de outras substâncias. Caso obtenha sucesso, a punição pode ser apenas uma advertência. Tal recurso só é possível quando o atleta é flagrado pela primeira vez.
LANCEPRESS
Daiane alega ter utilizado substância proibida para uso estético
Foto:
Miguel Schincariol, Lancepress
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.