| 11/08/2009 21h26min
O Figueirense perdeu para o Bragantino por 1 a 0, na noite desta terça-feira, dia 11, no estádio Nabi Abi Chedid, pela 17ª rodada da Série B do Brasileirão. Aos 34 minutos do segundo tempo, o zagueiro Marcelo Godri marcou o único gol da partida. Com as expulsões de Edson e Rafael Coelho, a equipe catarinense terminou o duelo com nove jogadores em campo em sua terceira derrota consecutiva.
>>> Assista ao gol da partida no site da RBS TV
Com o resultado, o Alvinegro permaneceu com 26 pontos e segue na sexta posição da tabela — a três pontos do Ceará, último colocado do G-4. Já o time paulista chegou a 26 pontos no campeonato, mas se manteve em oitavo lugar na classificação.
O Figueirense já não pontua há três rodadas pela
Segundona. Além da derrota diante do Braga, os comandados de Roberto Fernandes
perderam para o América-RN por 1 a 0, no Scarpelli, e caíram diante do lanterna Campinense por 4 a 2, na Paraíba.
Próxima rodada
Na próxima rodada, o Figueirense continua jogando fora dos seus domínios. O Alvinegro vai a Mesquita, no Rio de Janeiro, encarar o Duque de Caxias, no sábado, dia 15, às 16h10min, no estádio Giulitte Coutinho. O Braga enfrentará o Brasiliense na sexta, às 21h, no Boca de Jacaré, em Taguatinga.
O jogo
Além de promover as entradas de Douglas no ataque e Jeovânio no meio-campo, o técnico Roberto Fernandes optou por um sistema mais defensivo para iniciar a partida em Bragança Paulista. A primeira tentativa dos visitantes aconteceu aos oito minutos. Douglas recebeu em frente à área e tocou para Jeovânio. O estreante da noite, mesmo livre, chutou à esquerda da trave de Gilvan.
Logo em seguida, o artilheiro da Série B, Rafael Coelho,
quase ficou sozinho, cara a cara com o goleiro do Braga, mas Mário surgiu e mandou a
bola para lateral. A resposta dos anfitriões veio aos 14. Após a troca de passes na intermediária, Diego Macedo arriscou uma bomba de longe, e a bola passou acima do travessão alvinegro.
O Figueira teve uma boa oportunidade para abrir o marcador quatro minutos depois. Na cobrança de falta próxima à entrada da área paulista, Rafael Coelho bateu com força, à meia altura, mas longe do meta do time da casa.
A melhor chance do time de Florianópolis ocorreu aos 28, quando João Filipe partiu com a bola dominada pela direita até a linha de fundo para fazer o cruzamento. Na sequência, Alê furou ao tentar uma bicicleta, e Rafael Coelho também não aproveitou a sobra, mandando à direita do gol de Gilvan.
Edson é expulso
Sem conseguir anotar, o Alvinegro catarinense ainda sofreu uma baixa na primeira etapa. Em uma disputa no meio-campo, Edson ganhou na corrida do adversário, que se jogou no gramado. O árbitro
enxergou uma falta. Como o jogador do Figueira já tinha um
amarelo, foi expulso do confronto aos 37 minutos.
Com um a mais em campo, o Bragantino começou a mandar ainda mais na partida. Aos 44, os anfitriões quase inauguram o marcador. Em cruzamento de Carlinhos, Leo Jaime recebeu a bola rasteira na pequena área e, com um pequeno toque, por pouco não balançou as redes de Wilson.
Segunda etapa
Na volta do vestiário, a equipe paulista seguiu pressionado, dando poucas chances para o contra-ataque alvinegro. Logo no início do segundo tempo, Diego Macedo recebeu livre na entrada da área e chutou de primeira, sem sucesso. Três muitos mais tarde, Santos — que substituiu João Paulo, lesionado após um choque com Douglas no primeiro tempo — mandou uma bomba que passou raspando o travessão.
Aos nove minutos, Wilson salvou a meta do Figueira. Pedro Henrique invadiu a área em velocidade, deixou Toninho para trás e chutou para uma boa defesa de Wilson. Aos 16, o goleiro do
time catarinense operou um verdadeiro milagre ao desviar o
cabeceio de Carlinhos no canto superior esquerdo.
Zagueiro marca o gol da vitória paulista
O Figueirense poderia ter saído na frente se, aos 30, um impedimento de Rafael Coelho não fosse equivocadamente marcado. E quando o Braga teve a sua chance, não desperdiçou. Após cobrança de falta por Leo Jaime, Pedro Henrique cabeceou na área, e a sobra ficou para Marcelo Godri na segunda trave. O zagueiro chutou no canto inferior esquerdo de Wilson, que falhou no lance e viu o adversário abrir o placar.
A noite não era mesmo dos comandados de Roberto Fernandes. Atrás no marcador, o Figueirense sofreu mais um golpe aos 38: a expulsão de Rafael Coelho. Com apenas nove jogadores em campo, o Alvinegro não conseguiu reagir para buscar o empate e quase levou outro gol aos 43, com um chute de Diego Macedo de fora da área.
Jeovânio diz que derrota foi em erro bobo
A
derrota na reestreia do volante Jeovânio foi a terceira seguida do time na Segundona.
Após o apito final, o recém-contratado avaliou o desempenho do grupo:
— Boa estreia é aquela em que você ganha. Perdemos em um lance de bola parada, bobo, pecamos neste aspecto. Acho que se a nossa equipe tivesse um pouco mais de atenção poderia ter saído com um resultado diferente — declarou Jeovânio ao deixar o gramado do Nabi Abi Chedid.
FICHA TÉCNICA
Bragantino (1)
Gilvan; Marcelo Godri, Carlinhos, Da silva; Diego Macedo, Paulinho, Mário (Filipe), Pedro Henrique, João Paulo (Santos) (Emerson); Leo Jaime e Magrão.
Técnico: Marcelo Veiga
Figueirense (0)
Wilson; João, Toninho, Régis; Alê, Carlinhos, Jeovânio (Schmöller), Fernandes (Paulo Sérgio) e Edson; Douglas (Paulinho) e Rafael Coelho.
Técnico: Roberto Fernandes
Gol: Marcelo Godri, aos 34
minutos do segundo tempo (B)
Cartões amarelos: João Paulo, Magrão, Paulinho e Marcelo
Godri (B), Carlinhos, Jeovânio e Régis (F)
Cartões vermelhos: Edson e Rafael Coelho (F)
Arbitragem: André Luís Martins, auxiliado por Helbert Andrade e Janete Arcanjo (trio de MG)
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).
Matéria atualizada às 23h51min, após o encerramento da rodada desta terça.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.