Notícias

 | 15/06/2009 21h25min

Conselheiros do Grêmio adiam decisão sobre criação de Conselho de Jubilados

Oposicionistas acusam grupos ligados a Duda Kroeff de tentativa de golpe

Os conselheiros do Grêmio se reuniram, na noite desta segunda-feira, no Salão Nobre do Estádio Olímpico, para apreciar a  criação de um Conselho de Jubilados dentro do Conselho Deliberativo do clube. Esta proposta busca valorizar conselheiros com mais de 60 anos de idade e quatro mandatos que, por escolha própria, passariam a categoria de jubilados, de caráter vitalício, podendo freqüentar as reuniões do Conselho Deliberativo – mas sem direito a voto. No entanto, esta votação acabou sendo adiada para uma outra data, ainda não definida.

A decisão acabou gerando a revolta por parte de alguns conselheiros que fazem oposição a Duda Kroeff. Isto porque, integrantes do G-6, que conduziram o presidente ao posto máximo no Grêmio, pretendiam adulterar a proposta original de criação do Conselho de Jubilados, a fim de que os mesmos possam votar. Estariam aptos a ingressar no Conselho de Jubilados mais de 100 conselheiros e ex-conselheiros, o que elevaria o número de conselheiros do clube para cerca de 450.

A oposição do Grêmio é contra esta emenda estatutária, pois defende a ideia de que com a criação do Conselho de Jubilados, com direito a voto, estaria no Grêmio se instituindo uma espécie de golpe. Eles entendem que isto inviabilizaria a participação do associado em um eventual segundo turno de uma eleição presidencial:

– O Conselho do Grêmio tem 315 membros aproximadamente. Este Conselho de Jubilados, se tiver direito a voto, elevaria o quórum do Conselho para 450 membros. Na eleição passada, o Duda fez 180 votos. Com cento e poucos votos a mais, ele faria muito mais de 70% dos votos. A gente não atingiria a marca mínima de 30% para montarmos uma chapa e levar a decisão do próximo presidente para o associado - disse Eduardo Antonini, que faz parte do grupo Grêmio Novo.

O presidente Duda Kroeff é contra a criação do Conselho de Jubilados. No entanto, acha que, se criado, os jubilados deveriam ter direito a voto:

– Eu acho que isto não deve passar. O Conselho do Grêmio não é lugar para homenagens e sim para que se debata o futuro do clube. Mas, se a homenagem passar, que pelo menos se dê o direito a voto, já que são experientes e poderiam realmente colaborar – disse Duda Kroeff.

No próximo dia 30 de junho, os conselheiros do Grêmio irão fazer uma nova reunião. Desta vez será para debater a redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários no Conselho Deliberativo para aprovação prévia de uma chapa para concorrer ao Conselho de Administração do Grêmio. Também será votada esta mesma redução do percentual mínimo de votos necessários na Assembléia Geral para eleição proporcional de uma chapa para o Conselho Deliberativo do Grêmio.

RÁDIO GAÚCHA E CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.