| 13/04/2009 17h16min
Os atletas que participarão do 14º Revezamento Volta à Ilha Asics, marcado para o dia 25, em Florianópolis (SC), irão encarar novos desafios em relação à última edição, realizada ano passado. O trajeto foi ampliado de 13,3 para 15 quilômetros no trecho do Morro do Sertão do Peri, na Seção 19, no Sul da Ilha, o mais temido da prova por apresentar chão batido com uma subida íngreme. Além disso, um dos competidores de cada equipe terá que correr uma seção a mais, sem revezamento.
Em razão das obras de construção de um hospital na Base Aérea da capital catarinense, o posto de controle que permitia o revezamento dos atletas entre as seções 20 e 21 foi cancelado. Assim, cada equipe terá que se organizar para que um atleta dobre o trajeto. De acordo com o organizador do evento, Carlos Duarte, a mudança não compromete o desempenho dos grupos:
— Para o atleta preparado, o aumento do trajeto não deverá interferir no resultado final da prova. Cada equipe deverá decidir
quem irá dobrar o percurso,
correndo agora uma distância de 7,8 quilômetros — observou.
O roteiro da prova, disputada por 380 equipes, divididas entre 3.500 participantes, inclui mais de 20 pontos turísticos e praias da cidade. Em 150 quilômetros, o corredor e sua equipe atravessarão praias, dunas, estradas e outros desafios a partir do lado Oeste da Ilha.
A atual campeã do Volta à Ilha é a Paquetá Esportes Asics, de Porto Alegre, que já está inscrita na prova deste ano e busca o tetracampeonato. O recorde histórico da competição pertence ao Exército Brasileiro que, em 2002, completou os 155 quilômetros de corrida — distância estipulada naquele ano — em 8h21min50s, ou seja, levou 3min14 para percorrer cada quilômetro.
Eleita a melhor corrida do Brasil
A Volta à Ilha é considerada por importantes revistas especializadas como a corrida mais admirada do Brasil. A Revista Mens´s Health elegeu, em 2007, a prova em Florianópolis
como a “Melhor Corrida do Brasil”, desbancando a tradicional
Corrida de São Silvestre. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram o Revezamento Volta à Ilha o “Melhor Evento de Aventura” do país. Já a Revista O2 premiou a competição com o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil” nos últimos dois anos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.