| 24/03/2009 03h09min
– Vamos! Vamos lá, gente! Vamos todos para Holly Cross, que lá não tem selva nem Farc! – dizia o vice de marketing do Grêmio, César Pacheco, minutos antes do embarque rumo a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
O presidente Duda Kroeff, elegante, a barba milimetricamente por fazer, uma mão no bolso e outra segurando uma mala de rodinhas Nike, mil vezes mais bonita que todas as outras da delegação, abria o sorriso.
A brincadeira de César Pacheco, com o seu inglês improvável, é uma boa medida da leveza que invadiu a viagem à Bolívia, onde amanhã o Grêmio enfrenta o Aurora, por enquanto, o saco de pancadas do Grupo 7 da Libertadores. O Grêmio não voou: levitou. Jogadores e dirigentes pareciam flutuar. A comparação com a última vez ajudou a reforçar este sentimento.
Na viagem à Colômbia, o clima era outro. Pesado, duro, brincadeiras de nenhuma espécie, os rostos fechados. Imperava quase o silêncio absoluto.
– Nossa,
senhora: aquilo nem dá para explicar. Isso aqui é uma
maravilha. Senta aí, vamos conversar! – dizia Tcheco, cujas histórias (contadas e interpretadas) sobre os bastidores do futebol rendem livro e fazem o tempo passar mais rápido nas salas de embarque dos aeroportos.
Souza, com uma interjeição, resumiu com mais força ainda a alegria pelo retorno da paz. Ele ajeitou os óculos espetaculares sobre a testa, sorriu o sorriso metálico de aparelho nos dentes e relaxou:
– Ôxx..... – disse Souza, ensinando que “Ôxx” vem a ser uma abreviação de “Ô xente”.
Os jogadores contam que, na ida para a Colômbia, quando uma derrota para o Boyacá demitiria o técnico Celso Roth, até Makelele fechou a cara. O que é realmente incrível, porque Makelele ri de tudo o tempo todo em todos os lugares.
– Queres tirar foto do nosso astral? Vai no Makelele. Ele nasceu rindo – recomenda o zagueiro Léo, no meio da divertida confusão de troca de laptops, ipods e videogames entre Leo, Júlio César, Douglas e
Makelele.
Até Celso Roth levitava. Vez por outra
aparecia a voz de trovão, imitada por Tcheco com perfeição surpreendente para risos justificados da plateia. A certa altura, entretanto, ouve-se um assovio forte, alto, melódico. De onde viria tão doce sinfonia? Minutos depois, abre-se a porta do banheiro. O som da música vai aumentando. Quem sai assoviando na mais absoluta calma? Ele: Celso Roth.
O Grêmio que chegou ontem à noite à Bolívia é um Grêmio confiante como não se via desde o primeiro turno do Brasileirão passado. Há quem manifeste, inclusive, preocupação com o excesso de confiança para o jogo em Cochabamba. É o caso de Souza. Mas diante das lembranças do inferno de Tunja, ele mesmo remenda:
– Não, deixa assim.
Próximo jogo:
Aurora x Grêmio
Data: 25/03 - quarta-feira
Local: Estádio Felix Capriles, Cochabamba (Bolívia)
Horário: 21h50min
Transmissão: RBS TV
Próximo jogo pelo Gauchão:
Grêmio x São Luiz
Data: 30/03 - segunda-feira
Local: Estádio Olímpico
Horário: 19h30min
Transmissão: a definir
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.