| 29/11/2008 14h32min
As ondas finalmente apareceram em Sunset Beach para o início das duas provas decisivas que eram para ter começado segunda-feira no Havaí. Dois brasileiros competiram nesta primeira fase só de oito baterias. O niteroiense Bruno Santos e o carioca Marcelo Trekinho.
O carioca Marcelo Trekinho também enfrentou três havaianos e começou bem com uma nota 7.83. Ninguém pegava nada e Trekinho liderou tranqüilo, fechando a vitória com uma grande onda que valeu nota 8,17 para cravar 16 pontos no terceiro maior placar masculino do dia. O campeão mundial Derek Ho passou em segundo somando 10,40 pontos contra os jovens Daniel Jones e Alex Smith.
O niteroiense Bruno Santos pegou uma parada muito dura na estréia, o havaiano Bruce Irons confirmou o favoritismo. Bruninho só surfou uma onda regular e superou a fera Liam McNamara e Jesse Merle-Jones.
Mais três brasileiros estrearam nas quatro baterias da segunda fase que fecharam a sexta. Dois entraram juntos com dois havaianos na primeira bateria e só o carioca Leandro Bastos avançou. Ele e o cearense Adilton Mariano tiveram que brigar pela segunda vaga na disputa vencida por Dusty Payne. Na segunda bateria, o catarinense Jean da Silva foi barrado por Mark Occhilupo na vitória de outro australiano bem mais jovem que ele, Mark Mathews.
Mas, é na próxima fase que começam a entrar os nove com chances matemáticas na briga pelas últimas vagas na lista dos 15 que o WQS promove para o ASP World Tour. Nesta lista dos 32 privilegiados que já entram na fase que antecede as oitavas-de-final com premiação mínima garantida, estão os dois brasileiros mais próximos da zona de classificação para o ASP Tour 2009.
O carioca Simão Romão está com o campeão mundial Mick Fanning na primeira bateria e o paulista Hizunomê Bettero com Joel Parkinson na última, 16ª. Ambos precisam no mínimo chegar nas quartas-de-final para superar os 11.450 pontos do sul-africano David Weare e do alemão Marlon Lipke, que dividem a última posição na lista dos 15 que sobem para a divisão de elite do esporte.
Para ultrapassarem esta marca, os jovens Jadson André e Wiggolly Dantas têm que passar mais uma, alcançar as semifinais, Raoni Monteiro e Heitor Alves só sendo finalistas, enquanto Pedro Henrique, Pablo Paulino e Léo Neves vão conseguir isso se repetirem o feito de Jihad Khodr em Haleiwa no sábado, ou seja, ficar no mínimo em segundo lugar. E tem mais treze surfistas de outros países também brigando pelas últimas vagas na batalha final do WQS 2008.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.