| 16/09/2008 13h35min
A possibilidade do Rio Grande do Sul ser escolhido como uma das subsedes brasileiras da Copa do Mundo de 2014 levou a governadora Yeda Crusius a instituir, na manhã desta terça-feira, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, o Grupo de Trabalho RS 2014. Como principais atribuições, o comitê fará a elaboração e execução de planejamento estratégico, tático e operacional, voltado à preparação oficial do Estado para as obras necessárias à realização do evento.
Em seu discurso, Yeda Crusius defendeu uma "união de esforços com foco em 2014". Lembrou que o Rio Grande do Sul foi um dos primeiros Estados a responder ao Caderno de Encargos da Fifa, uma espiral de cem páginas com a relação dos compromissos de investimentos públicos e privados a serem cumpridos pelos Estados interessados em ser subsedes. Yeda afirma já ter pedido apoio a investimentos para o Trensurb, duplicação da ponte do Guaíba, melhorias na orla do Guaíba, no Cais do Porto e para ações em saúde, segurança e
comunicações.
A governadora e o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, assinaram o decreto de instituição do Grupo de Trabalho RS 2014 com a presença de secretários estaduais, dos presidentes do Inter, Vitorio Piffero, do Grêmio, Paulo Odone, do Juventude, Sérgio Florian, de dirigentes do Porto Alegre Convention Bureau, e de representantes de entidades esportivas e empresariais.
O diretor-executivo da Federação Gaúcha de Futebol, Luiz Fernando Moreira, disse que a entidade coloca-se à inteira disposição da governadora no que for preciso para unir o Rio Grande do Sul no objetivo de sediar jogos da Copa. O prefeito em exercício de Porto Alegre, Eliseu Santos, afirmou que "a prefeitura está pronta para entrar em campo".
Serão convidados a integrar o grupo de trabalho representantes do Grêmio, do Inter, da Assembléia Legislativa, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Superintendência Regional da Infraero, do POA Convention
Bureau e personalidades
gaúchas com serviços prestados ao desenvolvimento estadual em geral.
Já integram o comitê representantes das seguintes secretarias: Turismo, Esporte e Lazer; Secretaria-Geral de Governo; Planejamento e Gestão; Relações Institucionais; Desenvolvimento e Assuntos Internacionais; Infra-Estrutura e Logística; Saúde; Segurança Pública; Fazenda; Meio Ambiente; Obras Públicas; Procuradoria-Geral do Estado; Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano; Justiça e do Desenvolvimento Social; Educação; Gabinete da Governadora; Casa Civil e Casa Militar.
Yeda foi ouvida pelos presidentes da dupla Gre-Nal, sentados na primeira fila
Foto:
Jefferson Bernardes, Palácio Piratini
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.