| 04/08/2008 14h56min
O mundo acordou, nesta segunda-feira, assustado com a possibilidade de atentados terroristas durante a Olimpíada de Pequim, que começa oficialmente na próxima sexta-feira. Nesta manhã, a cidade de Kashi, na província de Xinjiang, região que faz fronteira com o Tibete no sul, foi sacudida por um ataque que deixou 16 policiais mortos.
Segundo o professor do Instituto chinês para Relações Internacionais Contemporâneas Li Wei, poderão ocorrer outros atentados durante os Jogos em função dos problemas sociais enfrentados em diversas regiões da China. O professor ressaltou que o ataque de Kashi é típico do terrorismo islâmico internacional.
Wei explicou que são ao todo cinco os grupos de Xinjiang, chamada pelos nacionalistas uigures de Turquistão do Leste, que podem representar um perigo nos próximos dias com ataques durante os Jogos Olímpicos. Os cinco grupos citados são o Movimento Islâmico do Turquistão Oriental, o Centro de Informações sobre o Turquistão do Leste, a Organização pela Libertação do Turquistão do Leste e o Uyghur Youth Congress.
O professor destacou essas facções podem atacar não somente na região em que vivem, mas em todo o território chinês.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.