Notícias

 | 03/08/2008 05h00min

Tocha olímpica chega em região chinesa atingida por terremoto

Símbolo passou pelas mãos de 189 pessoas na província de Sichuan

A tocha olímpica chegou neste domingo à província chinesa de Sichuan, devastada por um terremoto de 8 graus na escala Richter, que deixou quase 90 mil mortos e desaparecidos em maio. O fogo olímpico passou pelas mãos de 189 pessoas, que o levaram pelas ruas de Guang'an, localizada a cerca de 300 quilômetros do epicentro do terremoto, e berço do falecido Deng Xiaoping, artífice do processo de reforma e abertura que deu forma à atual China.

Após um minuto de silêncio em memória às vítimas, milhares de pessoas cumprimentaram a passagem da chama, com bandeiras chinesas e olímpicas, e cartazes com dizeres como "Acenda a Paixão, Compartilhe o Sonho" e "Um Mundo, Um Sonho".

O fogo olímpico continuará seu percurso por Sichuan na segunda-feira, quando chegará à região de Mianyang, uma das mais afetadas pelo terremoto. Na cidade, o Estádio de Jiuzhou, que serviu como local de abrigo para os refugiados, já está adornado com flores e grandes cartazes de boas-vindas.

Segundo publica hoje o jornal South China Morning Post, o estádio está sob fortes medidas de segurança, e amanhã terá as atuações de grupos de estudantes e de soldados do Exército de Libertação Popular (ELP). O Comitê Olímpico Internacional (COI) entregou ontem uma doação de US$ 4 milhões para as vítimas do terremoto.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.